As Três Dimensões do Homem: Saiba Quais São

Conhecer as dimensões do Homem é fundamental de modo a melhor nos compreendermos. Quanto mais do Homem formos a saber maior é a probabilidade de podermos entender as nossas motivações mais profundas, e a origem do comportamento humano.

Sem dúvida que o ser humano é o ser mais complexo da criação Divina, conseguimos domar os animais até aos mais selvagens, mas a cada dia que passa nos surpreendem face à imensidão e profundidade da complexidade humana. Por essa jornada de auto-conhecimento é necessária para compreendermos porque é que somos como somos, e porque é que agimos de certa forma mediante certas condições.

Por isso, o estudo do Homem é algo que todos nós devemos fazer durante a nossa jornada da vida, e quanto mais aprendemos, mais nos surpreendem face à tamanha riqueza que habita no ser humano. Mas para já interessa-me cobrir um aspecto de relevo para todos nós, e este aspecto está relacionado com as três dimensões que governam o ser humano.

Contrariamente à opinião pública o Homem não é um ser físico como muita gente pensa. E enquanto continuarmos a tratar o ser humano como um ser apenas físico, continuaremos a nos iludir em relação à sua verdadeira essência e as suas capacidades.

O Homem é um ser espiritual que tem uma alma e que habita num corpo, sendo assim é fácil perceber que 75% da composição humana é invisível, e apenas 25% é visível, que é a parte física ou o corpo humano. Cada uma dessas dimensões do homem tem um função importante e é fundamental que a entendamos de modo a percebermos como é que elas interagem entre si.

Claramente entenderemos que a função do corpo humano que corresponde à parte física do Homem é a de dar expressão as questões internas e invisíveis do Homem. O corpo é apenas isso, ele simplesmente manifesta aquilo que está essencialmente dentro do ser humano, que é a sua verdadeira essência.

Conheça as Três Dimensões do Homem

A Dimensão Do Espírito

A alma: centro dos pensamentos, ideias, conceitos, filosofias, imaginações

O espírito é a parte do Homem que se relaciona com o mundo espiritual. Esta dimensão é responsável pelo seu relacionamento com o seu Criador. É através da dimensão espiritual que o Homem interage com o mundo espiritual através de uma comunicação mútua.

Normalmente essa comunicação é feita através da oração ou até mesmo da meditação. Quando o Homem está envolvido na dimensão espiritual ele se distancia do mundo físico que o rodeia de modo a dedicar toda a sua atenção à realidade para além do nosso universo.

É através do espírito do Homem que Deus se comunica com ele, através da sua consciência e intuição. É esta dimensão humana que muitas vezes percebe ou interpreta certas situações na vida sem ser capaz de dar nenhuma explicação lógica.

Por isso é importante perceber que a dimensão espiritual está distante da dimensão do raciocínio e da lógica humana, porque muitas das coisas que acontecem nesta dimensão não tem nenhuma explicação racional. O racionalismo e a lógica humana não pertencem a este meio, pois ele é totalmente diferente e tem uma forma de operar que transcende a mente.

Tendo isso em conta irá perceber porque é que muitas coisas que acontecem na dimensão do espírito do Homem não tem explicação humana. Por vezes até faltam palavras para explicar ou melhor expressar o que acontece nesta dimensão. Isso é devido a limitação humana, porque o ser humano expressa por palavras os pensamentos processados na mente.

As palavras que preferimos são pensamentos verbalizados, ou por outra, as palavras servem para dar sentido aos nossos pensamentos. Daí que é difícil dar sentido algo que não tem nenhum sentido mental, isso é o que acontece na dimensão do espírito humano.

As palavras do Apóstolo Paulo exprimem melhor este pensamento quando ele disse que

“as coisas espirituais se discernem espiritualmente”

É da dimensão espiritual que Paulo estava falando quando escreveu essas sábias palavras. Isso no entanto, ajuda-nos a entender melhor como é que a dimensão espiritual funciona, e porque é que ela não se entende ou discerne mentalmente.

Essa ideia também leva-nos a entender que para podermos perceber o que está acontecendo no espírito temos que estar ligados à mesma frequência espiritual em que aquelas palavras são proferidas. Caso contrário corremos o risco de tentar explicar algo que não faz nenhum sentido lógico.

O entendimento de como funciona a dimensão espiritual coloca-nos numa melhor posição para podermos interpretar o que acontece no com o Homem e como ele funciona. Isso é de relevada importância para melhor entender a composição humana. Pois quanto mais formos capazes de entendermos como funcionamos colocamo-nos numa melhor posição para sermos eficazes.

De seguida falaremos da outra dimensão humana, que é a dimensão da alma e como é que ela interage com a dimensão espiritual.

A Dimensão Da Alma

 A alma: centro dos pensamentos, ideias, conceitos, filosofias, imaginações

O Homem tem uma alma, e é através dela que se relaciona com o mundo intelectual ou racional. A dimensão da alma é composta pela mente, ideias, pensamentos, imaginações, e também pelas emoções. Toda a emoção humana como o amor, ódio, rancor, medo, alegria, felicidade, ocorre na dimensão da alma. Nesta dimensão também reside a vontade, que é responsável pelas escolhas e decisões que tomamos.

O Intelecto

O intelecto: centro dos pensamentos, ideias, conceitos, filosofias, imaginações, ideologias, teorias humanas, criatividade, consciência, intuição.

Claramente, pode-se entender que o centro da actividade mental e racional ocorre nesta dimensão. Todas as grandes ideias, invenções, teoria, princípios, sonhos e imaginações, têm lugar na dimensão da alma. A alma é responsável pelo que produzimos mentalmente, ela é a fábrica de ideias e dos pensamentos.

É também na alma onde reflectirmos, racionalizamos, e raciocinamos sobre os vários assuntos da vida. O centro do pensamento humano ocorre nesta dimensão. A mente reside neste local e é a parir daqui que ela tem o seu desempenho.

As Emoções

Emoções: centro das emoções como amor, ira, ódio, alegria, medo, tristeza, felicidade, etc.

É preciso entender contudo, que a na alma ocorrem duas actividades em simultâneo se assim posso dizer. A actividade mental e a actividade emocional. Todo o tipo de emoções humanas ocorrem em paralelo com a actividade mental.

Por vezes as emoções entram em choque ou até contrastam o que é racional, ou até há vezes em que agimos de uma forma mais emocional do que racional. Em outros momento agimos mais racionais e menos emocionais, e aí é que está o grande desafio, que é ser capaz de ser racional e emocional ao mesmo tempo sem ter que ir à tangente.

A Vontade

Vontade: centro das decisões e escolhas.

Isso leva-nos a proposição de que o ser humano tem que ser equilibrado em tudo o que faz. Portanto, se for a reparar irá perceber que tanto a mente, as emoções, e a vontade humana residem no mesmo local. E é necessário que haja sintonia entre elas na sua forma e maneira de agir.

Por exemplo se tiver que tomar uma decisão séria, essa decisão terá que ser racional, e lógica, e que leve a um sentimento de tranquilidade e bem estar. Isso é o que criar o equilíbrio humano.

Muitas vezes deparamo-nos com situações em que tomamos decisões emocionais sem passar pelo filtro da mente, e normalmente isso acaba custando caro. Decisões emocionais muitas vezes não são as melhores decisões, e podem levar à certas catástrofes.

A Dimensão Do Corpo

Dimensões do Homem

A terceira dimensão do Homem é o corpo, o corpo interage com o mundo físico à sua volta através dos cinco sentidos que são: a visão, audição, olfacto, tacto, e paladar. É através destes cinco sentidos que o Homem interpreta o mundo físico à sua volta.

Visão

Através da visão ele consegue ver e interpretar as cores, apreciar a natureza, desfrutar da beleza ao seu redor, e até identificar objectos, pessoas e animais.

Audição

Através da audição o Homem interpreta os sons à sua volta, ele é capaz de desfrutar e de interpretar belos sons de música, ou até mesmo dos pássaros à nossa volta. Através do som podemos também interpretar sinais de perigo e ou de ambientes seguros.

Olfacto

Através do olfacto o Homem é capaz de sentir o aroma das plantas, da comida, do odor humano, animal, ou até da natureza. O olfacto permite que o Homem sinta o cheiro daquilo que é bom e daquilo que é mau, é através dele que interpreta se o cheiro é bom ou mau.

Tacto

Também tem o tacto que serve para tocar objectos, pessoas, animais, superfícies, e a natureza a sua volta. Através do tacto o Homem transmite mensagens de amor e até de ódio. O tacto é uma ferramenta muito poderosa nas que o Homem tem, e dependendo do seu estado de espírito pode usá-lo para o bem ou para o mal.

Paladar

Com o paladar o ser humano pode provar a comida que consome e os líquidos que consome. É através do sabor que ele determina se a refeição está boa ou não, se foi bem preparada ou mal preparada. O sabor é também ajuda a identificar os diferentes tipos de sabor existentes, tais como o doce, o amargo, e o azedo. Através dele o Homem aprende a aceitar ou a rejeitar certos alimentos.

 Com o corpo físico o Homem manifesta aquilo que ele sente, as suas decisões e escolhas, as suas opiniões, mas também o comportamento que deriva da sua interação interna consigo mesmo.

 

Conclusão

Este artigo não é conclusivo de forma alguma, contudo, apenas toquei na superfície deste assunto que embora complexo, é de relevada importância. Mesmo assim, espero que tenha focado nos aspectos fundamentais que nos ajudam a melhor compreender a verdadeira essência do ser humano.

About Edgar Chauque

Edgar Chauque is a God fearing serial blogger, entrepreneur, coach, and trainer, who likes creating things and birth new initiatives to better people’s lives. He is passionate about empowering people and bringing out the best in them. When he is not writing,he is reading, when he is not reading, is thinking, and when he is not thinking, he is teaching.