A Mente: Principal Campo de Batalha

Todos nós enfrentamos batalhas na vida, uns mais do que os outros. Por vezes vencemos e outras vezes saímos derrotados. O facto é que as batalhas são constantes na vida de cada um de nós, só que o que muitos não sabem é a origem dessas batalhas.

Algumas batalhas são financeiras, outras são emocionais, algumas são até físicas, ou até sociais. Não importa o tipo ou a natureza das batalhas que enfrentamos diariamente, o facto é que elas são uma realidade que temos que aprender a lidar com ela.

Sendo assim, percebe que a vida é uma batalha, ou por outra, a vida é uma série de batalhas que enfrentamos diariamente. Onde você está hoje, certamente deve considerar-se vencedor ou um perdedor. Alguns batem-se constantemente culpando-se pelas derrotas constantes e sucessivas que vão sofrendo.

Provavelmente já tentou tudo e todos os métodos para tentar entender o porquê das derrotas, ou até procura entender porque é que alguns têm vitórias constantes em diversas áreas de suas vidas. A verdade é que isso não é um segredo, ou se acha que é ficará surpreendido pelo que tenho para partilhar consigo.

A mente é o principal decisor do tipo de vida que levamos, tanto a pobreza como a riqueza decidem-se na mente. Tanto a escassez assim como a abundância decidem-se na mente, a vitória assim como a derrota começa e termina na mente.

A Mente, Campo de Batalha

A Mente campo de batalha

Ficará surpreendido se lhe disser que a mente é o principal centro de controle das nossas vidas. Tudo o que nós fazemos ou deixamos de fazer começa e termina na mente. Sendo assim, toda a vitória e derrota começa e termina na mente.

As vitórias que temos na vida acontecem na mente, e as derrotas também. O que quer dizer que tudo o que você enfrenta no seu dia a dia é algo que acontece na mente. As nossas acções apenas são a manifestação visível do nosso estado mental.

Se estiver derrotado mentalmente pode ter a certeza que a derrota irá se manifestar fisicamente também. E se tiver vencido mentalmente seja o que for, isso também irá se manifestar de forma visível.

Os que praticam desporto profissionalmente sabem disso, em quase todo o tipo de desporto, os praticantes dir-lhe-ão que o que determina a vitória ou a derrota começa na mente. Até os desportos que exigem muita actividade física como o Boxe, o Rugby, e desportos menos físicos como o Golfe, todos eles dependem da actividade mental para vencer.

Naturalmente, isso também se reflecte na vida diária. Em tudo o que fazemos tem a ver com o exercício mental. Note que estamos sempre tomando decisões e fazendo escolhas. E a qualidade das decisões que tomamos determina a qualidade de vida que temos. E tudo isso se define na mente.

Antes de tomar qualquer decisão já decidiu o que irá decidir na sua mente, e consequentemente, já obteve o resultado também na sua mente. Nada acontece nas nossas vidas fora do centro de controle da mente. Ela determina tudo, mas tudo mesmo sobre as nossas vidas.

Portanto, podemos perceber que é fundamental que prestemos muita atenção ao que acontece entre as nossas orelhas. Porque o que acontece lá determina o destino das nossas vidas. Existe um ditado que cresci ouvindo, que diz o seguinte:

Quando a cabeça não regula o corpo é que paga.

O que este ditado quer dizer é que quando a mente não funciona bem você sofre as consequências.

Tudo se vence ou se perde na mente.

Uma mente vazia é oficina do Diabo.

Esse também é um ditado sobejamente conhecido que vem para testificar sobre o valor e o poder que a mente tem em determinar o que acontece nas nossas vidas.

Você não está derrotado até que tenha sido derrotado mentalmente.

Você é o Produto dos Seus Pensamentos

A Mente campo de batalha

A mente é o centro do raciocínio, do intelecto, das decisões e escolhas, é o centro da vontade humana. É através dela que processamos informações, é através dela que raciocinamos sobre os vários assuntos da vida. Toda a decisão e escolha que tomamos passa pelo filtro da mente.

Assim como o Homem pensa ele é.

Essa é uma passagem extraída do livro de Provérbios na Bíblia Sagrada. Nela o Rei Salomão testifica que a nossa vida é resultado da nossa forma de pensar. Pensamentos negativos levam a uma vida negativa, pensamentos positivos levam a uma vida positiva. Assim também, pensamentos de vitória, de sucesso, de bem estar, como os de derrota, fracasso, e catástrofes produzem uma vida semelhante.

Claramente o que isso nos leva a entender é que o nosso sucesso ou fracasso determina-se na mente. É na mente onde as grandes batalhas e os grandes confrontos se realizam. É na mente onde as grande vitórias e os grandes sucessos se desenham. Tudo começa e termina na mente.

É por isso que temos que aprender a domar a nossa mente, e utilizá-la para produzir o que queremos e não o contrário.

A sua forma de pensar determina a sua forma de viver.

A Fragilidade da Mente

É interessante que a mente é tão sensível, tudo o que metemos nela ela absorve. A mente é como uma esponja que absorve a água, tudo o que meter nela, ela irá absorver e eventualmente irá produzir frutos também. Sendo assim, é importante ter em mente o que permitimos que entre nas nossas mentes. É importante prestar atenção ao que entra, seja positivo ou negativo a mente irá absorver.

Por exemplo se não está satisfeito com o que produz constantemente, preste atenção ao que a sua mente tem estado a consumir. Como é que alimenta a sua mente? É fundamental ter em conta o tipo de alimento que consumimos mentalmente em termos de ideias, pensamentos, teorias, princípios, palavras, porque eles servem de nutriente para a sua mente.

Se mete algo tóxico na sua mente, isso é que irá produzir. Você só produzirá aquilo que há em abundância no seu subconsciente, e não o contrário. O excesso de negatividade por exemplo, resulta do consumo excessivo de ideias e pensamentos negativos que alguém normalmente deixa entrar em sua mente.

A vitória e o sucesso resultam de uma dieta mental positiva, triunfante, sã, e que traz benefícios para o ser humano e para a humanidade.

Protegendo a Mente

Tudo o que é precioso na vida precisa ser protegido, e se há algo de mais precioso que o ser humano tem a sua mente. Tendo em conta que a mente é frágil e propensa a absorver tudo o que lhe é exposta, é importante fazer de tudo de modo a proteger a mente de todo o tipo de ambientes nocivos e de ideias tóxicas.

Para que a mente seja produtiva e saudável é fundamental que se crie as condições necessárias para que ela se mantenha sadia e produtiva. Caso contrário, estaremos sempre destinados a ser conduzidos pelas circunstâncias da vida e por tudo aquilo que acontece ao nosso redor.

É necessário proteger a mente de todo o lixo tóxico a que estamos sujeitos diariamente, seja através da mídia, das músicas que escutamos, dos sermões que ouvimos, dos livros que lemos, dos programas televisivos que assistimos, e das ideias nocivas que abundam ao nosso redor.

Quando controlamos a nossa mente assumimos o controle das nossas vidas, ao moldarmos a nossa mente estamos moldando as nossas vidas, quando protegemos a nossa mente estamos a proteger a nossa vida. Portanto, é importante assumir essa grandiosa responsabilidade e não permitir que a mente ande à deriva.

Conclusão

Existe muito que se pode dizer em relação à mente como o principal campo de batalha, mas para não alongar mais este artigo prefiro parar por aqui. Certamente que nos próximos artigos falarei mais sobre este assunto que é de grande importância para todos nós.

Espero que este artigo lhe ajude a entender melhor a mente como o centro de batalha. Sendo assim, grande parte dos desafios na vida terão um rumo diferente.

About Edgar Chauque

Edgar Chauque is a God fearing serial blogger, entrepreneur, coach, and trainer, who likes creating things and birth new initiatives to better people’s lives. He is passionate about empowering people and bringing out the best in them. When he is not writing,he is reading, when he is not reading, is thinking, and when he is not thinking, he is teaching.