Criar um negócio é algo que muitos desejam fazer mas poucos têm a coragem de o fazer, ou não sabem como iniciar um. Contudo, para quem consegue ultrapassar a barreira de iniciar o negócio, o maior desafio está em torná-lo sustentável.
Enquanto muita gente anda fascinado com a ideia de criar um negócio, poucos têm o cuidado de iniciar o empreendimento certo da maneira certa. Creio que criar um negócio é relativamente fácil, mas o principal desafio é torná-lo sustentável.
Nos meandros do empreendedorismo enfatiza-se muito a ideia de ter o seu próprio negócio. Porém, muitas vezes os proponentes desta ideia (que não é errada), esquecem por vezes de elaborar nos aspectos fundamentais necessários para que um negócio tenha sucesso.
Portanto, tudo tem a ver não necessariamente com o tipo de negócio ou a oportunidade em sí. Mas o sucesso do seu empreendimento está directamente ligado à forma que você começa o mesmo.
Se o negócio começa mal, inevitavelmente ele não terá grande sucesso. Por isso que o sucesso do negócio desenha-se mesmo no princípio do negócio, e não depois.
Muitos iniciam um empreendimento como se estivessem a apostar na lotaria, esperando que se tiver sorte o negócio irá cresecer. Isso é um perigo, nunca se deve iniciar um negócio dessa maneira. Isso é um enorme desperdício de recursos, e também, não proporciona espaço para que possamos aprender.
Para que um negócio seja bem sucedido é necessário que se desenhe o negócio de modo a que tenha sucesso desde o início. E para tal vários factores devem se tomar em conta.
Identificar Uma Boa Oportunidade
O principal pilar na criação de qualquer negócio é a capacidade de identificar uma boa oportunidade de negócio. E identificar uma oportunidade de negócio não significa copiar o que os outros fazem.
Saber identificar boas oportunidades pode ser algo difícil no princípio e principalmente para quem está a começar, mas com o andar do tempo isso se torna fácil.
As oportunidades de negócios estão cobertas na forma de:
- Problemas
- Necessidades
- Frustrações
Sempre que existe um problema, necessidade, ou frustração ao seu redor, essa é uma oportunidade de negócio para si. Isso porque as oportunidades não se apresentam como tal no iníco. Mas elas vem camufladas na forma de problemas, necessidades, e frustrações.
Por isso, se está a procura de uma nova oportunidade de negócio, não precisa ir longe. Apenas preste atenção no que está acontencendo ao seu redor. Preste atenção aos problemas com que as pessoas se deparam no seu dia a dia. Preste atenção às conversas das pessoas, e às suas frustrações.
Preste atenção aquilo que está mal ou errado e que você gostaria de mudar. Pode ser que aí esteja uma grande oportunidade de negócio. Por exemplo, preste atenção aos produtos que você consome. Todos eles existem para suprir uma necessidade, ou resolver um problema.
O carro resolve o problema do transporte;
O telemóvel resolve o problema de comunicação com conveniência;
Os sapatos resolvem o problema do calçado.
Atenção!
Com esta fórmula é muito fácil começar a identificar negócios ao seu redor, e pensar que toda a oportunidade de negócio é para si. É aqui onde o sucesso ou fracasso do seu negócio começa.
O facto de existirem muitas oportunidades de negócio não significa que toda a oportunidade é para si.
É importante sempre se lembar disso, para que não caia no erro de abraçar qualquer oportunidade que lhe aparece pela frente. Isso não faz de si um empreendedor, muito pelo contrário, isso só faz de si um oportunista.
Existe uma grande diferença entre um oportunista e um empreendedor. E para que o seu negócio se torne sustentável, é necessário que certas aspectos que têm haver com o empreendedor se tomem em consideração.
É muito fácil pensar que o sucesso do negócio depende da oportunidade do negócio em si. Mas isso não é verdade, é importante aliar a oportunidade ao empreendedor também. O sucesso de qualquer negócio depende da oportunidade de negócio e do empreendedor em causa.
Para criar um negócio sustentável é necessário ter em consideração os seguintes factores que têm a ver com o empreendedor em causa:
A Sua Paixão
Todos nós temos uma paixão, existe algo que ocupa constantemente a nossa mente, e que gostamos de fazer. A sua paixão é tudo aquilo que você gosta de fazer sem mesmo precisar motivação para tal.
Tem muito a ver com aquilo que você gosta de conversar, o que você gosta de ler, a sua coleção de livros.
Quando você começa um negócio com base naquilo que gosta de fazer, a probabilidade de sucesso é maior. Por isso é importante identificar uma oportunidade de negócio que vá ao encontro com a sua paixão.
Crie um negócio que esteja alinhado com aquilo que você gosta de fazer e que lhe dá maior energia. Assim, o seu negócio será baseado na sua paixão.
Os seus talentos
Faça um invantário dos seus talentos. Não existe um ser humano que não tenha talento ou um dom natural. Qual é o seu? Qual é o seu talento natural, o que é que faz com muita naturalidade e sem muito esforço.
Pode ser que você tenha um talento para escrever, para desenhar, para criar, para cantar, para tocar isntrumentos musicais, para ensinar, para a oratória. Enfim, a lista é longa. O importante é que seja capaz de identificar uma ou mais áreas em que você tenha uma inclinação natural.
Criar um negócio que se baseia naquilo em que você é natural, é meio caminho andado para o sucesso. Assim, você pode identificar oportunidades que vão de encontro com os seus talentos ou o seu dom natural.
As Suas Competências
Você também pode criar um negócio que se baseia nas suas competências. O que é que você sabe fazer. O que é que aprendeu a fazer ao longo dos anos e faz muito bem.
Talvez você saiba fazer bolos, salgados, saiba cozinhar muito bem, talvez você saiba pintar, ensinar, cantar, tocar, reparar computadores, criar websites, montar computadores, desenhar logotipos. Enfim, é possível que você saiba fazer uma ou mais coisas, o importante é saber capitalizar naquilo em que você é bom e não simplesmente medíocre.
Crie um negócio com base nas suas competências, e se você é bom nisso já e meio caminho andado para que tenha um negócio sustentável.
Saiba identificar oportunidades de negócio que vão ao encontro daquilo que você sabe fazer, e faz muito bem.
O Seu Conhecimento
De certeza que ao longo da sua vida você aprendeu algo, tirou certos cursos, tem alguma licenciatura, ou aprendeu um ofício qualquer do seu interesse. Esse conhecimento que você alcançou ao longo do tempo, pode se tornar num negócio.
O que você tem que fazer é procurar oportunidades que também vão de encontro com o seu conhecimento. Será que existe algum problema na sociedade que você sabe como resolver? Isso é uma boa oportunidade de negócio, e pode se tornar sustentável porque você sabe como tratar do assunto.
As Suas Experiências
Ao longo da vida nós obtemos muitas experiências, tanto negativas assim como positivas. O importante é que saibamos aprender delas e sejamos capazes de capitalizá-las para poder criar um negócio através dessas experiências.
Faça um inventário da sua experiência de trabalho, o que é que você já fez na vida. Em que áreas trabalhou ao longo dos anos, certamente que adquiririu algumas experiências que lhe serão úteis para um bom negócio.
Saiba conciliar as oportunidades de negócio existentes com as suas experiências de trabalho. Isso é fundamental para que o seu negócio seja sustentável.
Preenchendo o Vazio
Agora você já pode também aliar as oportunidades de negócio à sua paixão, talento, competência, conhecimento, e experiência. Identifique oportunidades em que seja possível fazer o casamento entre esses cinco aspectos da sua vida.
Sempre que você identificar uma oprotunidade de negócio deve se perguntar se tem paixão pelo negócio, tem algum talento nessa área, se tem alguma competência, se tem algum conhecimento, ou experiência na mesma.
Agora você já sabe como criar um negócio sustentável. Vá e crie o seu negócio.
Gostou deste artigo? Partilhe, e ajude mais pessoas a começarem os seus negócios.
Seja Empreendedor!