4 Pilares do Desenvolvimento Humano

O ser humano quando vem ao mundo vem carregado de um grande potencial. Porém, para que esse potencial se torne algo de valor e que seja desejável, ele precisa ser desenvolvido.

O desenvolvimento é o que torna um simples ser humano (homem ou mulher) numa pesonalidade. É verdade que de forma intrínsica todo o ser humano tem nele um determinado valor. Porém, isso não é suficiente para que seja valorizado pelo resto das pessoas.

O que torna uma pessoa única é o seu potencila inerente. Mas o que faz dele alguém em demanda é o valor que ele agrega ao mercado. Se não tiver nada para oferecer ao mercado, então ninguém irá prestar atenção em si. É tão simples quanto isso.

Não existem mistérios na vida, tudo é previsivel. Para que algo seja apreciado e desejado pelo mercado é necessário que esse algo tenha um valor a acrescentar. Se não tiver nada por oferecer então ninguém irá prestar atenção em si.

Se prestar atenção irá reparar que o ouro refinado vale mais do que o ouro bruto. O diamente bruto tem um valor intrínsico, mas o diamente polido é o que atrai a atenção do mercado. O petróleo bruto vale menos que o petróleo refinado.

Do mesmo jeito, para que o ser humano seja desejado pelo mercado e reconhecido pela sociedade, é necessário que ele tenha algo para oferecer. Mas até que ele chegue ao ponto de poder oferecer algo de valor ao mercado (sociedade), é necessário que ele passe por um processo de transformação.

A esse processo de transformação de produto bruto a um produto acabado, é o que se chama de desenvolvimento humano. O Homem precisa passar por um processo de transformação para que ele seja desejável e que possa atrair atenção da sociedade.

Para que tal aconteça ele tem que passar por um processo de desenvolvimento. Esse processo de desenvolvimento tem três estágios, dos quais partilho consigo a seguir.

Neste artigo pretendo de forma detalhada partilhar o conceito de desenvolviemnto humano, e as fases que precisa passar por elas para que se considere um ser humano desejável para a sociedade.

#1 Desenvolvimento Espiritual

 Desenvolvimento Humano

Este tipo de desenvovlimento está associado à dimensão do espírito. É através do espírito do Homem que ele se relaciona com Deus o seu Criador. Esta é a dimensào de todo o tipo de actividade espiritual.

O Homem se relaciona com Deus atavés do seu espírito por meio da oração e meditação. É no seu espírito que o Homem ouve a voz de Deus. É no espírito do Homem onde Deus deposita as suas ideias e onde Deus ministra.

Quando o Homem se relaciona com Deus através da oração e meditação da Sua palavra, o seu espírito se desenvolve. O desenvolvimento espiritual se faz por meio da oração, meditação, leitura e estudo da palavra de Deus.

Quando isso acontece de forma regular e disciplinada, então a pessoa cresce espiritualmente. Ele se fica mais próximo de Deus e se torna mais sensível à voz de Deus. Mas não só, ele também passa a conhecer o seu propósito de vida, o plano e a vontade de Deus para a sua vida, e também desenvolve a sua visão para vida.

É através do espírito do Homem que Deus se comunica com ele. Por essa razão, a oração é uma actividade espiritual que visa desenvolver o Homem espiritual. Ter consciência desse facto é fundamental para que a pessoa atinja o nível de relacionamento que deseja.

Sem um desenvolvimento espiritual adequado, a pessoa corre o risco de se tornar espiritualmente mal-nutrida. E como consequência disso será espiritualmente fraca, e terá uma visão de Deus distorcida.

Quando há falta de desenvolivimento espiritual adequado as pessoas ficam fracas e vulneráveis. Por isso é que há muita gente que se diz seguidora de Deus e Jesus Cristo, mas que entende muito pouco sobre Ele. E como se não bastasse, as mesmas pessoas acabam se tornando víctimas de todo o tipo de distorção bíblica existente.

Fraqueza espiritual resulta da mal-nutrição espiritual. É consequência da falta de um desenvolvimento espiritual adequado.

Do mesmo jeito que se uma criança não se alimentar de forma adequada, ela eventualmente irá se tornar fraca. E por causa da mal-nutrição irá ficar vulnerável e até ter sérios problemas de saúde.

O espírito do Homem funciona do mesmo jeito. Ele precisa desenvolver. Contudo, é importante saber que este não é o único tipo de desenvolvimento que a pessoa deve ter. A seguir falo do outro tipo de desenvolvimento humano.

#2 Desenvolvimento Pessoal

 Desenvolvimento Humano

Este tipo de desenvolvimento cobre a dimensão da alma do Homem. É aqui onde estão a mente, as emoções, e a vontade humana. Através da alma a pessoa contacta com o mundo intelectual, ou seja a dimensão da mente.

O desenvolvimento pessoal é responsável por tornar a pessoa numa personalidade. É através do desenvolviemnto da sua mente em todas as vertentes que ele desenvolve o seu valor.

Este tipo de desenvolvimento deve ser itencional e regrado. Para que alguém tenha estrutura e direcção na vida, é necessário que desenvolva pessoalmente.

Infelizmente, muitos não dedicam a atenção necessária a esta área das suas vidas. E como consequência disso acabam não tendo o sucesso que desejam. Para a pessoa sejam bem sucedida, ela precisa se desenvolver pessoalmente.

É necessário que passa por um processo de lapidação mental. É durante este processo onde a sua identidade, o seu potencial, o seu propósito, e o seu destino se tornam claros.

Sem que isso aconteça, a pessoa jamis terá clareza sobre quem ele é e porque é que ele/a existe. Essa a principal razão para que haja falta de direcção na vida. E por sinal, a maioria das pessoas sofre disso.

Sem a clareza necessária na vida, a pessoa fica totalmente perdida. Sem clareza a pessoa não sabe quem é, porque existe, e nem para onde vai. Consequentemente, acaba seguindo os passos da multidão.

Quando não se tem clareza sobre a nossa razão de existência então ficamos vulneráveis a seguir aos outros. A pessoa simplesmente torna-se um seguidor sego e sem saber para onde vai.

Essa pessoa é tão frágil na vida que segue apenas a direcção do vento. O vento de opiniões, o vento de tendências, o vento de decisões e escolhas. Ela acaba se tornando vítima da sociedade e das decisões que os outros tomam sem que seja parte no processo de tomada de decisões.

Isso é trágico, e por sinal é a maior tragédia na vida.

Por isso, é muito importante que a pessoa desenvolva a sua vida de tal modo que saiba quem ele/a é, qual é o seu potencial, o seu propósito de vida, e para onde é que vai.

Durante o processo de desenvolvimento pessoal a pessoa aprende tudo isso. Durante esse processo a pessoa começa a ter clareza sobre a razão da sua existência e o que tem para oferecer o mundo.

Sem se desenvolvimento pessoal a pessoa é cega e perdida. É durante este processo que a pessoa aprende a desenvolver a sua visão para a vida, a traçar as suas metas, e a ter disciplina.

Durante este processo a pessoa também ganha consciência sobre quem ela é, qual é o seu potencial, e começa a explorar a sua paixão na vida.

#3 Desenvolvimento Profissional

Este tipo de desenvolvimento tem a ver com o desenvolvimento de habilidades profissionais. É aqui onde a pessoa cria a capacidade profissional para progressão de carreira no futuro.

O desenvolvimento profissional pode se fazer através de certos cursos universitários, assim como técnico-profissionais. Mas não só, pode-se fazer também através de formações técnicas em áreas específicas de formação profissional.

Este é um aspecto importante no desenvolvimento de habilidades profissionais. Com este tipo de desenvolvimento a pessoa torna-se mais proficiente na sua área de trabalho, e na sua carreira.

Sendo assim, a pessoa cria maior capacidade profissional na vida de modo a que se posicione no mercado com maior competitividade. É através deste tipo de desenvolvimento qu e o profissional se torna proficiente na sua área.

#4 Desenvolvimento Físico

O desenvolvimento físico tem a ver com a manuntenção física da pessoa e também da sua aparência. O objectivo principal é o de desenvolver uma robustez física que permite que a pessoa tenha uma vida saudável.

Certamente que deve saber que o maior bem que temos na vida é a nossa saúde. E que só temos um único corpo. Portanto, é importante saber manter este corpo em forma e em bom estado de saúde.

Para que tal aconteça é necessário que a pessoa tome medidas para o efeito. É fundamental que a pessoa seja proactiva no seu desenvolvimento físico. Sendo assim, terá uma boa saúde que permitirá que tenha uma vida forte por longo tempo.

Infelizmente, a questão de saúde é a mais desprezada dentre todas as áreas aqui mencionadas. A partir dos tipos de alimentos que ingerimos no nosso corpo até aos hábitos de vida que temos, todos eles contribuem para uma saúde precária.

O desenvolvimento físico não cobre apenas exercícios físicos. Embora essa seja parte integrante do processo. Contudo, ela engloba outros aspectos como ter uma alimentação saudável, bons hábitos de descanso, não ingerir produtos e alimentos nocivos à saúde, e ter um estilo de vida saudável. Sem colocar de lado claro, a importância do repouso.

É através da soma ou da prática de todas essas disciplinas que contribuem para o desenvolvimento físico da pessoa.

É importante também mencionar que o desenvolvimento físico não cobre apenas a saúde, mas também a sua aparência física. Isso tem a ver com cuidados de higiene a ter, assim como a sua aparência.

O modo de vestir da pessoa e de se apresentar em público, são também factores que têm um papel crucial no desenvolvimento físico da pessoa.

Como pode perceber, o desenvolvimento humano depende de um conjunto de actividades que se devem ter em conta para alcançarmos esse objectivo. O que não devemos fazer é apenas nos concentrarmos em uma ou duas dessas áreas e pensar que está tudo bem.

Tem que haver aquilíbrio em todas as áreas da vida, de forma a que de uma maneira holística possamos ser indivíduos completos. O desenvolvimento humano é um desenvolvimento holísitico, e deve ser visto desse jeito.

Não podemos apenas nos concentrar numa única área em detrimento da outra. Esse é o erro que muitos cometem. Pensar que apenas o desenvolviemento espiritual é necessário trará um desequilíbrio na vida da pessoa.

Do mesmo jeito concentrar-se apenas no desenvolvimento físico em detrimento das outras áreas, não ajuda. É importante ter uma abordagem holística quando se trata de desenvolvimento humano.

É minha esperança que através deste artigo possamos todos nos tornar melhores pessoas. Mas para tal, é importante ter uma abordagem holística da vida. Esse é o meu desafio para si.

Um abraço!

%d bloggers like this: