As Três Dimensões da Alma e o Seu Funcionamento

A alma faz parte das dimensões do Homem. O Homem existe em três dimensões que são espírito, corpo e alma. Com o corpo o Homem contacta o mundo espriritual, é onde ele estabelece o seu relacíonamento com Deus. Através da alma ele contacta o mundo intelectual, e com o corpo o mundo físico à sua volta.

Nete artigo pretendo falar das várias dimensões que constituem a alma. Pois, ela não esta isolada e não funciona no vazio. É importante saber como é que a dimensão da alma funciona de modo a melhor entender o ser humano.

A Dimensão Intelectual

Esta dimensão é responsável por se comunicar com o intelecto. Esta é dimensão onde funciona a mente humana e todas as suas faculdades. E dentro da mente humana encontramos tanto o consciente e o subconsciente.

É na mente do Homem que ideias, filosofias, ideologias, teorias, criatividade, reflexão, são formuladas. Como pode perceber, dentro da dimensão intelectual há muita actividade mental ocorrendo.

A dimensão intelectual da alma é muito poderosa, pois, é ela que controla o Homem. Sem esta dimensão a funcionar como deve ser o Homem não é nada. É por essa razão que o desenvolvimento mental é muito importante para o ser humano.

Através do seu desenvolvimento mental o Homem foi capaz de alcançar grandes feitos na vida, e poderá alcançar ainda mais.

Só através da mente o ser humano foi capaz de realizar as grandes invenções e inovações que contribuiram para o desenvolvimento da humanidade. Isso leva-nos a chegara a conclusão de que a dimensào mental do Homem é altamente capaz e eficaz na realização de grandes feitos.

É também na mente onde a imaginação ocorre, pois, é através desta que grandes sonhos se tornam em realidade.

Se olharmos para os avanços tecnológicos, avanços na medicina, na comunicação, nos transportes, na saúde, em várias indústrias, na ciência, e até nas letras, tudo ocorre na dimensão mental.

A dimensão mental da alma é tão profunda de tal modo que jamais esgotaremos todos o seu manancial. Existe neste espaço tanto por explorar e descobrir que jamais seremos capazes de esgotarmos os seus recursos.

As respostas e soluções para as questões mais difíceis da humanidade, como a saúde, conflictos, injustiça social, e todo o tipo de assimetrias e desiquilibrios existentes, está na mente.

Na mente humana estão escondidos recursos, respostas, soluções, que ainda estão por ser descobertas.

A Dimensão Emocional

Através da dimensão emocional o Homem exibe as suas caracteristicas emocionais. É aqui onde as nossas emoções se manifestam. Emoções como alegria, ira, prazer, satisfação, tristeza, amargura, mágoa, e todo o outro tipo de emoções.

Saber isso é importante, pois assim teremos a ideia de onde é que elas vêm. O Homem é um ser emocional, não apenas a mulher mas as pessoas de ambos os sexos. Existe a noção errada de que apenas as mulheres é que têm emoções. Mas isso não é verdade.

Todos nós temos emoções, todos nós por vezes ficamos tristes ou alegres. Todos nós nos iramos ou até nos sentimos amargurados. A diferença está na forma como essas emoções se manifestam.

Enquanto que as mulheres têm a tendência de exteriorizam os seus sentimentos com relativa facilidade, os homens não. A tendência dos homens é a de ofuscarem os seus sentimentos, mas isso nào quer dizer que eles não os tenham.

Apesar dessas diferenças, o importante é saber de onde é que essas emoções vêm ou operam. As emoções são uma das manifestações da alma.

A Dimensão da Vontade

Quando se fala de vontade humana refer-se à sua capacidade de decisão e escolha. É aqui onde o ser humano é diferente dos animais. Ele tema a capacidade de escolher e decidir sobre vários aspectos da sua vida.

As decisões que a pessoa toma podem ser boas ou más, e as escolhas podem ser certas ou erradas. O que influencia a o tipo e qualidade de decisões e escolhas é a fonte de informação a que a pessoa está ligada.

Pois, todo o tipo de decisão que a pessoa toma depende do tipo de informação que a pessoa tiver. É por isso que todas as decisões devem ser decisões informadas, e deve-se sempre ter em conta a veracidade e integridade da informação na qual irá basear a sua tomada de decisões.

A razão para muitos desastres na vida está associada às inúmeras decisões mal tomadas que as pessoas fazem. Um dos apesctos a ter em conta sempre que for a tomar uma decisão é o de não se deixar influenciar pelas suas emoções.

Porque toda a decisão emocional que a pessoa tomar tem a probabilidade de estar errada. Por isso que o processo de tomada de decisões deve ser feito com muito cuidado e com muita cautela de modo a evitar atritos no futuro.

É importante realçar aqui que toda a decisão que for a tomar tem as suas consequências. O processo de tomada de decisões obedece a lei da causa e efeito, e ao princípio de sementeira.

Isto quer dizer que para cada decisão que se for a tomar existirá sempre uma consequência. Como pessoas, estamos onde estamos hoje como resultado/ consequência das decisões que tomamos no passado.

E na mesma sequência, estamos agora a tomar decisões e a fazer escolhas que terão as suas consequências no futuro. Porque tudo o que o homem semear ele ceifará. É importante sempre ter isso em conta durante o processo de tomada de decisões.

Pois bem, essas é que são as dimensões da alma. Agora já sabe o que acontece na dimensão da alma e como é que ela funciona.

Um abraço!

%d bloggers like this: