person people building desk

Deixe Um Legado Duradouro

Na vida, todos nos inspiramos no legado que aqueles que nos precederam deixaram para que também possamos seguir o exemplo. Penso que a razão pela qual alguns de nós são apaixonados pela vida ou, pelo menos, deveriam ser pela vida. A vida é curta, é um facto que todos sabemos, apesar de, por vezes, agirmos como se não o soubéssemos, mas isso não altera esse facto rude.

Devido à brevidade da vida, se quisermos ter uma vida com significado enquanto estivermos nesta terra, isso deve ser feito fazendo algo em que acreditamos firmemente e que contribuirá para a humanidade. Usando as palavras de Steve Jobs, eu diria que,

“todos nós devemos ter como objetivo deixar uma marca na vida”

Só o podemos fazer se intencionalmente tivermos como objetivo contribuir para este mundo no nosso pequeno mundo. Todos nós temos a nossa parte do mundo para impactar e fazer a diferença, e tudo isso é devido às imperfeições e aos defeitos que ele nos apresenta.

Não devemos deixar o mundo da mesma forma que o encontrámos e nem mesmo pior do que o encontrámos. Acredito que há uma razão para estarmos vivos numa época como esta. E que cada um de nós tem uma missão a cumprir da parte do Mestre.

Com isso em mente, devemos, portanto, fazer o nosso melhor para interagir com este mundo com uma postura e atitude completamente diferentes. E essa postura deve ser aquela que diz que eu nunca estarei satisfeito até que eu faça pelo menos uma pequena contribuição nesta vida.

Todos nós seremos lembrados pelas coisas que fizermos em vida e não pelas coisas que não fizemos. Por isso, porque não fazer algo significativo para o bem da civilização.

Pessoas que deixaram legados duradouros para seguirmos

Quando penso em pessoas que deixaram uma marca neste mundo, vêm-me à cabeça algumas, embora existam muitas mais. Mas gostaria de mencionar apenas algumas, com a intenção de que talvez vos sirva de lembrete, a vós e a mim, relativamente aos desafios que temos de enfrentar.

Algumas das pessoas que me ocorrem são:

Steve Jobs: deixou um legado de inovação a este mundo, do qual ainda estamos a beneficiar;
Nelson Mandela: quem é que alguma vez esquecerá o
Martin Luther King: se não fosse por este homem, Obama não seria atualmente o Presidente dos EUA;
Madre Teresa: Perguntem às pessoas pobres da Índia;
Mahatma Gandhi: o líder do movimento de não violência;
Thomas Edison: Se ele não se tivesse recusado a desistir, ainda estaríamos a tatear na escuridão;
Isaac Newton: fez-nos compreender a lei da gravidade
Jesus Cristo: Sem o seu sacrifício na cruz, estaríamos todos condenados.
E muitos mais….


Tomei uma decisão
Eu fiz uma escolha e tomei a decisão de fazer o meu melhor para tornar a minha pequena parte do mundo num lugar melhor.
Tomei a decisão de que vou cumprir a minha vocação, aconteça o que acontecer;
Tomei a decisão de viver a melhor vida possível;
Tomei a decisão de que viverei para o bem da civilização;
Tomei a decisão de que vou fazer a diferença no meu mundo;
Tomei a decisão de inspirar as pessoas que me rodeiam e as que estão longe de mim;
Tomei a decisão de deixar um legado para a minha geração;


Agora é consigo, pode dizer-me qual será o seu contributo para a sua parte do mundo?
Pode dizer-me qual é a sua vocação nesta vida?
Podes dizer-me porque estás neste planeta?
Podes dizer-me qual será o teu legado nesta vida?
Por que serás recordado?


“Devo dizer que se não fores capaz de responder a estas perguntas a ti próprio, então não estás apto a viver.”

Como pode ver, na vida ou vivemos para alguma coisa ou morremos para nada. Penso que deveríamos começar a exigir de nós mesmos a responsabilidade de viver vidas com significado. Porque se não o fizermos conscientemente, estamos apenas a enganar-nos a nós próprios e, consequentemente, viveremos com muitos arrependimentos.

Todos podemos fazer alguma coisa

Um denominador comum para a maioria das pessoas que não estão a fazer algo significativo com as suas vidas é o facto de não saberem o que podem fazer. Pelo menos essa é a resposta que continua a ecoar nas pessoas que oiço. Mas eu discordo desta desculpa esfarrapada. Porque há muito a fazer.

Há mais do que suficiente trabalho a fazer e escombros a remover, ao ponto de a confusão demorar séculos a ser reparada. E, por essa razão, há espaço para todos nós e há trabalho para si também. Então, qual é a vossa desculpa, o que vão dizer aos vossos filhos?

Agora é consigo…

Scroll to Top