Marketing é o ingrediente principal para o sucesso de qualquer negócio. Sem o qual nenhum empreendimento jamais terá sucesso. Negócios não crescem e desenvolvem porque a ideia é brilhante ou porque é uma oportunidade não preenchida.
Negócios crescem devido a estratégia de marketing que se usa. Infelizmente, este é um assunto que muitos empreendedores não prestam a devida atenção nele. Consequentemente os seus negócios não chegam a atingir o sucesso desejado.
O Que é Marketing
Devido a importância deste assunto, decidi escrever sobre isso de modo a trazer clareza e educação para o empreendedor que está a iniciar. Mas antes de continuar permita-me dar uma definição de marketing. Para tal vou recorrer ao Wikipédia:
Marketing ou mercadologia ou, mais raramente, mercância,é o processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. Wikipédia
Resumindo a definição acima é que marketing é a o processo usado para determinar que produtos ou serviços interessem aos consumidores. A sua finalidade é de criar valor e satisfação no consumidor do seu produto ou serviço.
Se a definição acima lhe parece complicada eu darei a minha de uma forma sucinta e prática. Eu porém, diria que marketing é tudo o que fazemos no negócio para atrair e reter clientes. Isso inclui todos os métodos e estratégias que se usam para fazer o seu negócio e produto conhecido pelos consumidores.
Se assim entendermos podemos então chegar a conclusão de que o marketing é o palpitar de todo o negócio. Usando a esta analogia sabemos que se o coração pára de palpitar então a vida humana cessa de existir. Da mesma forma na ausência de marketing e uma estratégia de implementação adequada, o negócio será extinto.
Os Pilares do Marketing
O sucesso do marketing ocorre na confluência de quatro pilares que são: produto, preço, praça, e promoção/divulgação. Portanto, para que o seu negócio tenha sucesso é importante que estes quatro elementos estejam em congruência.
Vejamos de forma detalhada cada elemento que compôe a dinâmica do marketing no seu negócio.
O Produto
O produto ou serviço é o que o seu negócio tem para oferecer para o mercado. É a solução que você encontrou para suprir uma necessidade ou problema existente. Se não existe problema ou necessidade então não existe necessidade para criar produtos.
O sucesso do seu produto depende inevitavelmente da necessidade e procura que existe num determinado mercado. Tendo em conta que o mercado é composto por pessoas que têm necessidades básicas, o segredo para um produto de sucesso está em identificar problemas.
Para que o produto tenha consumidores é importante definir quem são os seus consumidores. Quem realmente tem essa necessidade ou está passando por um determinado problema que não está sendo suprido. E depois disso criar um produto ou serviço que vá de encontro com as necessidades do seu mercado.
Para que o seu produto seja bem sucedido é fundamental que haja demanda por esse produto, por um grupo de consumidores. Para tal várias perguntas precisam ser feitas:
- Quem é o seu consumidor?
- Qual é a sua faixa etária?
- Qual é o grupo demográfico?
- Quais são os seus problemas, frustrações, e necessidades?
- Qual é o seu gênero?
- Qual é o grupo racial a que pertencem?
- Quais são as suas crênças?
- A que classe social pertencem?
Como deve perceber e muito importante investir tempo para fazer essa análise de modo a que possa forner o produto certo às pessoas certas.
Se por exemplo o seu grupo alvo são pessoas pertencentes a comunidade Islâmica, e eles têm uma grande necessidade de alguém que lhes possa oferecer alimientos frescos. Você aí tem uma boa oportunidade de negócio. Mas é importante saber que tipo de alimentos este grupo alvo consome.
Devido a sua crença você terá que fornecer a esta comunidade produtos com a marca Hallal. Caso contrário, ninguém vai comprar o seu produto, e o seu negócio não irá a lado nenhum. Esse é apenas um exemplo, espero que isso faça sentido para si. Transitemos agora para o próximo elemento.
O Preço
A questão do preço é relativamente complexa, mas não necessariamente difícil de determinar. O importante aqui é cobrar o preço justo para o seu produto. Ao determinar o seu preço existem vários fatores a ter em conta.
-
A demanda pelo produto
A demanda pelo produto é o que deterina se você vai vender ou não. Se não existe nenhuma demanda pelo seu produto, é melhor esquecer. A outra questão por considerar é relativa à demanda versus oferta. Existe uma simples fórmula por considerar:
Se a demanda for alta e a oferta menor, então o preço será elevado. (Muito bom para o seu negócio)
Se a demanda for alta e a oferta for alta, então o preço será baixo. (Terá que competir pelo preço)
Se a demanda for baixa e a oferta for alta, então você não tem negócio. (É hora de cair fora)
Certamente que já teve uma experiência dessas no mercado ou já observou. Portanto tenha em conta o fator demanda ao decidir o preço do seu produto.
-
A concorrência
Se o seu produto já existe, e a probabilidade é maior que ele já existe, estude a concorrência. Qual é o preço que a concorrência cobra pelo mesmo produto. Esse fator está ligado ao que mencionei no passo acima. Tem a ver com a demanda pelo produto e a sua oferta. O que é que os seus concorrentes cobram pelo memo produto.
Decida o que vai cobrar tendo em conta esta variável. O preço do seu produto não se baseia no que você quer cobrar, especialmente se ele já existe no mercado.
-
O grupo alvo
Quem vai consumir o seu produto, e o que esse mercado está disposto a pagar. Não importa o quão inovador for o seu produto, tudo depende daquilo que o seu grupo alvo pode pagar. Tenha muito cuidado com relação a este aspeto. Não venda produtos caros ao grupo alvo da classe baixa. Eles não vão comprar.
O seu preco tem que ir de acordo com aquele que é o seu grupo alvo. Por conhecer o seu grupo alvo é muito importante. Estude-o, conheça as suas necessidades e a sua capacidade de pagamento. Ao fazer isso você estará no bom caminho.
-
A qualidade do produto
Quando me refiro à qualidade do seu produto em momento nenhum faço a inferência de que é correto vender produtos de baixa qualidade aos seus cliente. Refiro-me neste caso ao tipo de produto que você vende. Se é um produto exclusivo, um produto raro, algo único e diferrente. Se você apresenta um diferencial único, o nicho para o qual você está vendendo.
Tenha esses fatores em conta antes de decir o seu preço. O que me leva ao próximo ponto.
[bctt tweet=” Não venda gelados no deserto.”]
A Localização
Onde é que você vai vender o seu produto? Ter um bom produto com o preço certo, mas a vender no local errado, é fórmula para o fracasso. É preciso saber identificar onde se encontram os seus consumidores. Nunca espere que os seus consumidores venham ter consigo, você é que deve ir ao seu encontro.
Por isso, é fundamental saber onde é que eles estão e ir ao seu encontro. Não venda gelados no deserto.
Promoção/Divulgação
Este passo é crítico para fazer chegar o seu produto aos seus clientes. De modo a que os seus clientes saibam da sua existência e da existência do seu produto, é preciso promover. E saber promover é uma arte e algo que deve fazer sempre.
Infelizmente muitos só promovem os seus produtos quando estão para espirar o prazo ou em ocasiões especiais, como o Natal. Isso não é sustentável, a promoção do seu produto deve ser algo contínuo e que jamais deve parar.
Existem várias tácticas para a promoção de produtos e serviços, e que você deve usar depende muito da área de negócio e daquilo que melhor funciona par si. Algumas dessas estratégias por mencionar são:
- O uso de panfletos
- Publicidade na Rádio
- Publicidade na Televisão
- Billboards
- Anúncios nos Jornais
- Anúncios em Diretórios online
- Redes Sociais
- Blog
- Passe a Palavra (táctica mais eficaz)
- Website
O Marketing Mix
A confluência desses quatro elementos para o sucesso do marketing é o que chamamos de Marketing Mix ou mistura do mercado. Este aspecto é fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing. O marketing jamais deve ser feito de forma isolada. Ele ocorre na intercessão dos quatro elementos que mencionei acima. Este artigo não aborda tudo sobre o marketing, existem conceitos como marketing de conteúdo que espero abrodar futuramente.
[bctt tweet=”Se você não tem uma estratégia de marketing, então não tem estratégia para crescer.”]
Conclusão
Como disse antes, o marketing é o palpitar do seu negócio. Se você não tem uma estratégia de marketing, então não tem estratégia para crescer. Consequentemente, o seu negócio não irá a lado nenhum. É fundamental levar o marketing a sério, e planear como estratégia chave para o crescimento do seu negócio.
Seja Empreendedor!