Conhecer os riscos de negócio é um bom passo para quem quer iniciar o seu primeiro negócio. Infelizmente muitos iniciam negócios sem ter uma ideia dos riscos que irão enfrentar. E como consequência disso acabam por ter uma carreira de negócios desastrosa e dizem que fazer negócio não funciona, ou têm a tendência de culpar a tudo e a todos menos a si.
Mas não precisa ser assim, antes de iniciar qualquer empreendemento é preciso analisar a viabilidade do mesmo e ter uma ideia dos possíveis riscos que o negócio poderá ter. Quando você sabe quais são os riscos que irá enfrentar, melhor preparado estará para le dar com eles.
Por isso, essa preparação é muito importante, nunca se deve entrar nos negócios despreparado, pois isso poderá ser fatal para si.
É por esse motivo que na estratégia de guerra um dos aspectos importante é conhecer o seu inimigo em primeiro lugar.
Quais São os Riscos de Negócio
#1 Não Terá Um Salário Fixo
Segurança financeira é algo que todos nós queremos, e quando se tem um emprego com salário fixo pelo menos isso é algo que está garantido. Só que é importante saber que quando inicia um negócio, essa garantia não existe. Os primeiros meses e anos de qualquer negócio são os mais difíceis, portanto, não vale a pena contar com o seu negócio para pagar as contas no início.
Por essa razão, a melhor estratégia é começar o seu negócio enquanto ainda está a trabalhar até que o seu negócio possa no mínimo pagar o seu salário ou um pouco mais. Quando atingir a fasquia em que o negócio lhe paga o mesmo salário que está a auferir poderá então desistir do seu emprego e se dedicar a tempo inteiro ao seu negócio.
O grande erro que muitos cometem no início é de pensar que irão viver do negócio ainda na sua fase primitiva, e isso não é verdade. São raros os casos em que um negócio é capaz de pagar o seu salário logo de início, por isso é muito importante analisar essa questão com muita cautela.
Se tem contas por pagar é melhor não contar com o seu negócio para pagar as contas, e é aqui onde muitos negócios morrem, por pegar na pouca receita que o empreendimento está a fazer para pagar as contas. Evite cometer esse erro e esteja ciente que no início é sempre difícil.
#2 Poderá Perder Todo o Investimento e Ficar Endividado
Por vezes para iniciar um negócio as pessoas recorrem ao endividamento, por ter falta de capital. E isso é perfeitamente normal, mas é muito importante estar ciente dos riscos que isso acarreta. Porque você só está seguro enquanto o seu negócio estiver a render.
A ideia de buscar financiamento por meio do endividamento basea-se na premissa de que tudo irá correr bem com o seu negócio, mas nem sempre isso é verdade. Por causa dos riscos de negócio que estamos aqui a falar, muita coisa pode acontecer que poderá influenciar o seu negócio negativamente.
E quando o negócio não anda bem e for a falência você perde todo o dinheiro que investiu no negócio e fica endividado. Isso é um fardo que ninguém quer carregar, por essa razão é importante reflectir seriamente sobre a questão da dívida e estar ciente dos riscos que ela traz consigo.
#3 Terá Que Trabalhar a Dobrar
O trabalho dignifica o Homem.
Certamente que esse é um ditado que já ouviu e é verdade. A dignidade de qualquer pessoa está na sua capacidade de ganhar o seu pão por meio de trabalho árduo e honesto. Normalmente quando a pessoa tem um emprego ou trabalha para outra pessoa, tem o tempo cronometrado. Isto é, a pessoa só pode trabalhar pela lei no máximo oito horas, mais do que isso é considerado como horas extraordinárias.
Só que quando você se torna empreendedor e começa a gerir o seu próprio negócio, irá reparar que trabalhar a reparar para o relógio não funciona. No seu negócio terá que trabalhar horas a dobrar, e é normal trabalhar entre dez a catorze horas no seu próprio negócio.
Eu lhe garanto que qualquer empreendedor de que tenha alcançado sucesso não trabalha menos de dez horas no seu empreendimento. Isso porque é impossível trabalhar oito horas e alcançar os resultados que a pessoa deseja no seu empreendimento.
#4 Terá Que Enfrentar Um Grande Risco ao Investir o Seu Dinheiro
Quando investe dinheiro para iniciar um negócio certamente que está arriscando o seu investimento no tal negócio. E o facto que você não tem garantias se o negócio será bem sucedido ou irá se dar mal, daí o risco. É por isso que muita gente tem medo de iniciar negócios porque estão cientes do risco associado à parda do seu dinheiro.
Mas negócios é isso mesmo, fazer negócio é arriscar o seu dinheiro, o seu tempo, e o seu esforço para que o empreendimento tenha sucesso. Mas nem sempre as coisas ocorrem como nós planeamos e quando é assim a perda é maior.
Portanto, é importante que esteja ciente do risco de perda do seu capital ao iniciar o seu negócio. Esse risco é real e é importante ter isso em conta. E se for a analisar bem essa questão irá perceber que iniciar um negócio não é uma coisa assim tão simples quanto parece. Por isso, é necessário pesquisar e analisar profundamente a viabilidade do empreendimento antes de investir o seu dinheiro nele.
#5 Todo o Seu Dinheiro Fica Acorrentado a Uma Ideia de Negócio
Aqui está o cenário, você acaba de descobrir uma grande oportunidade de negócios e decidi investir nela. Você vai ao banco e pega em todas as suas reservas para investir neste grande negócio que possivelmente dará também grandes retornos para si.
Nos seus cálculos você pensa que terá o retorno do seu investimento em seis meses, mas seis meses vão passando, um ano vai passando mas nada acontece. E aí você cai no desespero e começa a entrar em pânico porque de acordo com a sua interpretação dos eventos o negócio não está a render nada, e você está sem dinheiro.
Ora bem, este é um cenário comum no mundo dos negócios, sempre que investe o seu dinheiro em qualquer empreendimento que seja, você fica sem acesso a esse dinheiro até que o negócio comece a render.
Sempre que se investe um valor num determinado negócio, esse valor fica trancado dentro do negócio até que o mesmo comece a render. É importante ter isso em conta e se distanciar da ideia de que negócios produzem dinheiro rápido e em pouco tempo terá o seu valor de volta.
Por isso, é fundamental ter sermpre um plano sobre como é que irá sobreviver e pagar as contas. É importante não contar com o dinheiro investido durante algum tempo, pelo menos até que o negócio comece a render.
Conclusão
Conhecer os riscos de negócio é o primerio passo para alcançar sucesso no seu empreendimento. É importante nunca entrar em qualquer empreendimento (não importa o quão promissor for), sem antes ter conhecimento dos riscos associados ao mesmo.
Por uma questão de prudência é necessário ter uma ideia sobre o custo do negócio e também sobre os riscos associados ao mesmo. Quando se tem ideias sobre os riscos de negócio em questão então a pessoa está melhor preparada para enfrentar qualquer obstáculo.
Espero que este artigo tenha sido útil para si, se foi deixe um comentário e partilhe a sua opinião connosco.
Uao!
Realmente o assunto negocios eh desafiador e precisa de preparacao/nocoes basicas no possivel campo a operar, muitos nao iniciam suas actividades por medo de perder tudo no curso do negocios e outros desistem pelo caminho por querer resultados relampagos, nao eh assim que funciona! O negocio eh como uma crianca que nasce e precisa crescer e crescimento leva seu tempo… apesar de existir criancas super dotadas… mas nao deixam de ser criancas…
Que Haja ousadia pois depender do emprego nao funciona mais e nunca funcionou.
Se prestarmos atencao veremos que onde trabalhamos e dedicamos todo nosso esforco tbm estao a fazer negocios… Porque nao deixar os medos a traz e fazer acontecer o desejo do nosso coracao?
É verdade meu irmão, arriscar é que é a melhor opção.
Obrigado pelas dicas Dr. Chaúque, ajudaram-me bastante.
É um prazer poder ajudar. Um abraço.
E verdade para começar um negocio em preciso ter em conta ao risco que o próprio negocio oferece e ser capaz de em fretar, porque se nao for capaz de lidar com o rico entao em melhor nao iniciar o negocio. mais digo val a pena ariscar e se tudo correr bem o resultado será satisfatório