Ser um empreendedor é uma das carreiras mais interessantes de se seguir na vida. Contudo, muitos ainda têm muitas dúvidas sobre a questão de ser ou não ser um empreendedor. Isso de certeza está ligado a vários factores. Mas não vamos discutir isso neste agora.
O que tencione propor través deste artigo é algo que talvez possa servir para elucidar a alguns, e porque não a muitos a repensarem sobre a questão do empreendedorismo. É verdade que existem várias razões que fazem com que as pessoas enveredam pelo empreendedorismo. Desde as mais nobres até as mais estranhas. Contudo, isso não vem ao caso para já.
A minha premissa para se ser empreendedor é que existem vários motivos aliciantes e que se devem ter em conta para quem tenciona embarcar nesta jornada. Ser empreendedor é verdade que tem os seus desafios, mas, os benefícios acabam superando tudo o que é de negativo que possa ocorrer na sua caminhada.
Empreendedorismo é Uma Jornada
É importante mencionar também que o empreendedorismo é uma caminhada e não uma epifania. É algo que tem inicio, continua, mas não se vislumbra o seu término. Contanto que traga algo de benefício para a sua comunidade, sociedade, e o mundo no geral.
Antes de avançar gostaria de dar a minha definição de empreendedorismo.
Empreendedorismo é tudo o que fazemos para resolver e solucionar problemas e necessidades ao nosso redor, e no processo ser recompensado por isso.
Se prestar atenção à minha definição irá notar que o objectivo do empreendedorismo não é necessariamente fazer dinheiro, mas sim solucionar problemas. É uma questão de mudança de paradigma. A partir do momento que parámos de regurgitar os problemas, e embarcamos na busca de soluções para os mesmos, é aí onde o génio do empreendedorismo começa.
Pergunte ou leia as biografias de grandes empreendedores, irá perceber que existe sempre um denominador comum: A resolução de problemas. A minha pergunta para si é, existe algum problema ao seu redor? E o que é que você está a fazer por isso.
Agora vamos ao que interessa, nos próximos parágrafos pretendo falar sobre os motivos para se ser um empreendedor.
É Um Solucionador de Problemas
Quando você se torna num empreendedor, automaticamente se torna num solucionador de problemas. Isso porque a premissa básica do empreendedorismo é a criação de soluções em formas de produtos ou serviços, que resolvam os problemas da sociedade.
Para tal é necessário ter uma mentalidade de solucionador de problemas. A sociedade precisa de mais pessoas que sejam capazes de identificar problemas e criar soluções ao redor desses desafios. É também digno de mencionar que a sociedade já tem tanta gente que só vê problemas mas não é capaz de criar soluções.
Cria Uma Receita Para Si
Um dos benefícios de se ser empreendedor é que você passa a criar a sua própria receita. Não existe nada mais estimulante do que se tornar auto-dependente. A ideia de criar algo que beneficie a muitos e ser recompensado por isso é muito convidativa
A auto-suficiência financeira tem o poder de nos livrar da dependência do cheque mensal. E consequentemente da mentalidade de que para ganhar dinheiro é necessário ter um emprego. Isso é uma falácia, porque não ganhar dinheiro criando emprego para os outros.
Aumenta a Sua Receita
Para quem já tem uma receita seja de que proveniência for, sempre há lugar para mais. Afinal de contas é muito arriscado confiar numa única fonte de rendimento. Principalmente se essa fonte de rendimento for um emprego.
Não existe nenhum emprego seguro, a volatilidade das economias mundiais já não permitem que alguém possa descansar e pensar que por ter um emprego está seguro. Isso é um risco muito grande para quem trabalha.
É verdade que muitos foram educados para procurar emprego e trabalhar para os outros, mas essa mentalidade tem que mudar. E quanto mais cedo melhor. Portanto, ao se tornar num empreendedor, você não só aumenta a sua renda. Mas também diversifica os riscos.
Você Se Torna no Seu Próprio Patrão
A ideia de se tornar patrão de si mesmo é algo que alicia a muitos, mas poucos têm a audácia de tentar. A única forma de se tornar seu próprio patrão é se tornando num empreendedor. Alguns de nós não nos encaixamos no padrão de empregados. Não que haja algo de errado com isso, mas… eish, trabalhar para alguém é complicado.
Se você tem o sonho de se tornar em seu próprio patrão, isso é possível, comece a empreender e você colherá os benefícios.
Contribui Para a Sua Comunidade
Todos nós somos devedores. Sim é isso mesmo, todos nós devemos algo a comunidade que nos viu e fez crescer. E na também na qual vivemos actualmente. A melhor forma de pagar a nossa dívida é através de uma contribuição positiva. E o empreendedorismo é uma dessas formas de fazer algo de bom para a comunidade.
Se prestarmos atenção para a premissa de que empreendedorismo é resolução de problemas. Certamente que a sua comunidade tem vários, e que você provavelmente tem a resposta ou solução para tal.
Aquele produto ou serviço que você oferece beneficia em primeiro lugar a sua comunidade. É por isso, que é necessário ser movido pelo espírito de justiça ao criar produtos, e não primeiramente de ganhar dinheiro.
Contribui Para o Desenvolvimento do País
Num sentido mais alargado o empreendedor contribui para o desenvolvimento do país. Ao pagar impostos, estes são alocados para os vários projectos necessário para manter o país dinâmico
Sem empreendedores não existe uma forma proactiva de se injetar dinheiro nos cofres do estado. Esse dinheiro é necessário para a construção de novas escolas, hospitais, estradas, pontes, e muito mais.
Por isso, o empreendedor ocupa uma posição muito privilegiada na sociedade. Assuma isso com alto sentido de responsabilidade.
Cria Emprego Para Muitos
Todos nós sabemos que existe uma crise de desemprego muito grande. A dias li a postagem de alguém a desabafar numas das redes sociais que está difícil arranjar emprego. E não quero ser apóstolo da desgraça, mas essa tendência continuará a aumentar nos próximos anos.
A solução para o desemprego está no empreendedorismo, e quem é empreendedor pode empregar a muitos. Veja só que quanto mais empreendedores existirem, mais postos de empregos serão criados.
Alivia a Pobreza
Os níveis de pobreza nos países apelidados como sendo do terceiro mundo, atingiram níveis inaceitáveis. A solução para combater e aliviar a pobreza está na produtividade das nações. E ser produtivo e empreendedor são dois adjectivos sinónimos.
Prefiro o termo aliviar a pobreza porque não acredito que erradicar a pobreza seja um objetivo atingível no durante o tempo de vida que temos neste planeta. Há simplesmente muitas dinâmicas por considerar e que estão fora do alcance deste artigo.
É por isso que aliviar a pobreza é algo possível e que todos nós devemos almejar. Essa é uma tarefa nobre, e o principal catalisador dessa enorme tarefa é o empreendedor.
Coloca Alimento Em Várias Famílias
Se existe algo fascinante para o empreendedor é saber que o seu esforço coloca comida na mesa de muitas famílias. Ao pagar o salário aos seus trabalhadores, esse dinheiro, independentemente da quantia, dá esperança a muita gente.
Portanto, se ainda tem dúvida sobre se o empreendedorismo é para si ou não, pense nisso. quantas famílias vão se beneficiar pelo simples facto de você começar a empreender.
Espero que este artigo sirva esclarecer algumas dúvidas para quem ainda não tem a certeza sobre esta jornada. E para quem já está embarcando na jornada do empreendedorismo, os meus parabéns.
O meu sonho é de poder criar um exército de empreendedores neste país. E acredito que isso é possível. Portanto,
Seja Empreendedor!