text on yellow background

10 Caraterísticas Distintivas de Pessoas Visionárias

Depois de termos abordado alguns dos traços que caracterizam as pessoas sem visão no artigo anterior, vamos analisar o que é um indivíduo visionário e quais são as caraterísticas da sua vida e padrões de comportamento em contraste com os dos indivíduos que não têm uma visão bem definida para as suas vidas.

É um dado adquirido que a visão é fundamental para viver uma vida cheia de objectivos e orientada para o destino. É por isso que precisamos de saber o que é que faz de facto um visionário, o que é que o caracteriza e o distingue das massas. Mas, em primeiro lugar, precisamos de definir o que é a visão:

A visão é a capacidade de ver para além das circunstâncias actuais, é a capacidade de ver em frente com a intenção de traçar um caminho que se deseja alcançar.

1. Pessoas Visionárias são Estrategas

Estratégia é a capacidade de traçar um plano para atingir os seus objectivos, sem um plano estamos condenados ao fracasso, por isso é importante ter uma estratégia para mostrar como a visão se tornará realidade. O objetivo de ter uma estratégia é procurar formas eficazes de tornar a visão realidade.

A visão é concebida nas nossas mentes, mas não deve ficar por aí, é aí que o plano e a estratégia reais entram em ação. Ter uma estratégia garante que a visão que concebemos não se limita a uma imagem mental, mas pode também ser interpretada de formas visíveis. Pense numa estratégia como o plano para alcançar e tornar a visão realidade.

2. São Orientadas Para os Objectivos

Uma vez que a estratégia está em vigor, o próximo passo é estabelecer metas para o cumprimento e a materialização do projeto. Esta é uma caraterística que as pessoas visionárias têm para medir o progresso e o sucesso da sua jornada em direção ao seu destino desejado na vida.

Assim, pessoas visionárias são orientadas para objectivos, pelo que é importante que também adquiram a disciplina para estabelecer objectivos realistas, realizáveis e oportunos. A definição de objectivos a curto prazo, bem como a médio e longo prazo, ajuda a medir o sucesso da viagem e a fazer ajustamentos quando necessário.

3. São focados

O foco é um componente muito importante para alcançar e realizar a sua visão, dado o facto de que há muitas coisas que podem querer a sua atenção. É importante que aprendamos a distinguir o que é importante do que não é, para que não nos distraiamos de fazer as coisas que são essenciais na viagem em direção ao nosso destino.

A capacidade de se concentrar numa só coisa é uma qualidade rara nos nossos dias, a maioria de nós é sempre confrontada com a tentação de fazer demasiadas coisas ao mesmo tempo. Isto nem sempre é adequado, porque no final devemos ser capazes de avaliar o que alcançámos e até onde fomos.

É sempre bom fazer uma coisa de cada vez e, uma vez cumprida essa tarefa, podemos então embarcar na seguinte. Desta forma, teremos formas mensuráveis de acompanhar o nosso progresso na viagem. Fazer uma coisa de cada vez, diz o apóstolo Paulo, é uma coisa que eu faço. A chave é ser capaz de identificar aquela tarefa que precisamos de cumprir em qualquer momento e fazê-la até ao fim.

Infelizmente, quando se trata de cumprir tarefas, a maioria das pessoas começa mas nunca termina, no momento em que vêem algo mais apelativo, vão em frente. Lembre-se que tem uma visão a cumprir, não importa quantas pessoas estejam a fazer uma determinada tarefa, não se deve juntar à multidão só porque é popular. Não sigam o caminho da popularidade, sigam o caminho da visão que têm para cumprir, é isso que vos vai distinguir dos vossos pares, a capacidade de se concentrarem.

4. Eles são Disciplinados

Isto nunca é demais realçar, sem disciplina não conseguimos realizar nada na vida. A razão pela qual as pessoas vivem estilos de vida desastrosos é devido à falta deste componente fundamental nas suas vidas. É importante saber a hora de dormir e a hora de trabalhar, não se pode estar a dormir quando se deveria estar a trabalhar.

É importante saber a hora de comer e a hora de não comer. Se queres ser bem sucedido na realização da tua visão, tens de fazer religiosamente as coisas que são necessárias para a realização dessa visão.

Não basta ter uma visão, porque uma visão não se realiza por si só, o portador da visão tem de ser suficientemente disciplinado para a concretizar. Isso inclui ser disciplinado para trabalhar, ser disciplinado para estudar e aprender tudo o que precisa de aprender para a realização da sua visão. Também inclui saber quando ir para a cama e quando acordar.

Não se pode passar a noite toda em frente ao ecrã da televisão e esperar conseguir fazer alguma coisa na vida. Sejam disciplinados, não deixem que as vossas emoções e inclinações físicas vos governem, governem-nas vocês, a isso chama-se disciplina, capiche!

5. Eles são Persistentes

A persistência é a capacidade de não desistir no meio de circunstâncias adversas, acredite em mim, na jornada da vida, haverá momentos em que terá vontade de desistir, na verdade, a maioria das pessoas já fez isso antes. O mundo está cheio de pessoas que desistiram de si próprias; não queira juntar-se a elas também. É isto que o vai separar da multidão, tem de ser suficientemente determinado para terminar o que começou, independentemente das dificuldades do terreno.

Ninguém disse que ia ser fácil, pare de sonhar acordado com o sonho americano. A razão pela qual a maioria das pessoas fica pelo caminho na sua busca de objectivos deve-se à falta de determinação para ir até ao fim no meio de circunstâncias adversas.

6. Eles são Apaixonados Pelo que Fazem

A maioria das pessoas não é apaixonada pela vida, e isso reflecte-se na forma como se comportam. Não são apaixonadas pelos seus empregos, não são apaixonadas pelos seus casamentos, não são apaixonadas pelas suas carreiras, é isso que lhes falta, o combustível que impulsiona o motor para pôr o veículo em movimento. Sem paixão, passarão grande parte da vossa vida a queixar-se de tudo, incluindo Barack Obama.

Já repararam que ele se tornou o bode expiatório de tantos americanos? Ou o culpam a ele ou a um fantasma chamado Bill Laden pela sua miséria. A paixão é o que o vai fazer continuar quando tudo parece estar a desmoronar-se. Uma das formas de definir a paixão é perguntar o que é que se pode fazer com entusiasmo sem ser recompensado.

Enquanto escrevo este artigo já passa da meia-noite, a minha mulher e o meu filho já estão a dormir, mas eu estou aqui a trabalhar. Sabem porquê? Porque sou apaixonado por isto, não preciso de ser encorajado a escrever e, certamente, não preciso de ser recompensado por isso, porque sou apaixonado por isto, adoro o que faço. Já percebi, isso é paixão. Tem de a ter se quiser cumprir a sua visão.

7. Eles São Diligentes

Seja o que for que as tuas mãos encontrem para fazer, fá-lo com todas as tuas forças, este é o conselho do Rei Salomão desde os tempos antigos na Bíblia. Ele também pergunta: “Viste um homem diligente no seu trabalho? Ele apresentar-se-á perante os reis e não perante os homens maus”. Esta é uma caraterística dos visionários, que trabalham incansavelmente para a realização da sua visão.

A diligência é uma das qualidades e hábitos das pessoas com visão, que são motivadas a trabalhar incansavelmente para a realização da sua visão. Nada as impede de continuar a trabalhar. Se quer ver a realização da sua visão, então tem de gostar de trabalhar, tem de aplicar diligentemente o seu tempo e os seus esforços para se certificar meticulosamente de que aquilo que quer ver concretizado vai acontecer.

A verdade é que a maior parte das pessoas são preguiçosas, preferem sentar-se nos sofás das suas casas e ver televisão durante oito a dez horas ou mesmo durante todo o dia. E depois acabam por passar a vida inteira a queixarem-se de que nada lhes corre bem, o que é verdade, nada vos correrá bem enquanto estiverem sentados no conforto da vossa casa sem fazer nada.

Colhemos o que semeamos, se formos preguiçosos, colheremos os frutos da preguiça, ou seja, nada conseguimos fazer na vida, e não podemos culpar ninguém por isso. Tens de desenvolver o hábito de trabalhar, afinal nunca ninguém morreu por trabalhar. O melhor que pode fazer por si é melhorar a sua saúde e a sua produtividade mental.

A preguiça não leva a nada nesta vida, se não aplicarmos o nosso tempo e os nossos esforços para que a nossa visão se concretize, acabaremos por ficar na mendicidade da vida. As pessoas com visão estão motivadas para trabalhar porque a sua visão as impele a fazê-lo, sabem que têm uma visão a cumprir e a realizar, por isso, não passam a vida a vaguear e a desejar que os dias felizes cheguem. Pelo contrário, estão constantemente a trabalhar para ver a realização dessa visão. Isto é algo que não pode ser subcontratado, tem de ser feito por si, e é do seu destino que estamos a falar. Por isso, mãos à obra!

8. Eles São Proactivos

A capacidade de tomar iniciativa e não esperar que lhe digam o que fazer quando as coisas têm de ser feitas, é uma caraterística comum às pessoas visionárias. Uma pessoa deve ser capaz de ser responsável pelo seu próprio destino e certificar-se de que ele se concretiza. Na vida, é preciso ser proactivo se se quiser fazer alguma coisa. Não espere que lhe digam, levante-se e faça-o. Tome a iniciativa e não precisa de instruções para realizar a sua visão.

9. Eles Estão Atentos aos Seus Relacionamento

As pessoas com quem se associa desempenham um papel fundamental na realização da sua visão, no entanto, cabe-lhe a si certificar-se de que se rodeia de pessoas com a mesma mentalidade para que possa avançar para a conclusão e realização da sua visão.

A escritura proverbial é tão verdadeira, aquele que anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído. Deve certificar-se de que se rodeia de pessoas que vão acrescentar valor à sua vida e que o vão ajudar a realizar a sua visão, e não de pessoas que o vão desencorajar e limitar.

É verdade que nenhum homem é uma ilha, por isso, tem de ser muito seletivo na escolha dos seus amigos e parceiros, aqueles que têm um acesso mais próximo a si. Certifique-se de que tem à sua volta pessoas que gostam de si pela sua singularidade e que valorizam o que você valoriza. Estas são as pessoas que vão estar consigo nos bons e maus momentos, se as conseguir identificar e trazer para junto de si.

Lembre-se que nem todos os que dizem que o amam estão a dizer a verdade, por isso, não deve entrar ingenuamente em relações e associações com pessoas, sem primeiro as examinar. Devido à sua singularidade, as pessoas devem qualificar-se para ter acesso a si, nem todos devem saber da sua vida e dos seus sonhos. Deve certificar-se de que protege a sua vida e a sua visão como uma mãe grávida cuida do seu filho que ainda vai nascer. A sua visão é como um bebé que está prestes a nascer, por isso certifique-se de que protege esse bebé envolvendo-se em relações corretas.

10. São Pensadores

O homem é como pensa, e não há maneira de o contornar.A maioria das pessoas tem preguiça de pensar e não vê o valor de reservar conscientemente tempo para pensar.Preferem passar o tempo a falar do que a pensar, e assim não se consegue fazer muito na vida. Vivemos num mundo de pensadores, o seu maior trunfo na vida é a sua mente, por isso valorize-a aproveitando-a ao máximo com pensamentos de qualidade para ver a realização daquilo que deseja.

Você é o produto do seu pensamento, o que você pensa é o que você se torna. Assim, o vosso pensamento deve ser congruente com a vossa visão e com aquilo em que se querem tornar.A qualidade dos seus pensamentos determina a qualidade da sua vida.

Deve também empenhar-se no pensamento criativo, procurando soluções e formas de fazer as coisas de maneiras diferentes e não convencionais.É isto que o vai distinguir dos seus pares, a qualidade do seu pensamento.Finalmente

Acredito que as descrições acima o ajudarão a traçar um rumo para a sua vida, tornando-se um visionário. Pode tornar-se um visionário ou uma vítima na vida, mas ao tomar a decisão de dar um novo rumo à sua vida, o seu caso será diferente.

Scroll to Top