Como Traçar Metas Para a Sua Vida

Traçar metas é o primeiro passo para se alcançar qualquer objectivo na vida. Tornar uma visão ou sonho em realidade só é possível quando traçamos metas. Este é um exercício muito conhecido e que vem sendo praticado há anos.

Toda a pessoa que alcancou algum sucesso na vida irá lhe dizer a mesma coisa. Pois é ímpossível alcançar algo de valor na vida sem metas claras.

Existem várias coisas que acontecem quando traçamos metas, e podemos destacar algumas:

  • Metas nos dão foco
  • Ficamos com mais clareza sobre o que devemos fazer
  • Nos torna disciplinados
  • Nos torna mais organizados
  • Nos dão direção sobre o que devemos fazer
  • Elas dão motivação

Esses são alguns dos benefícos de traçar metas claras para a sua vida. Quando se tem metas claras, ficamos mais seguros do que queremos e para onde vamos. Assim, começamos a viver com um sentido de direção e propósito na vida.

Infelizmente, mesmo sabendo isso, muitos irão começar o início do ano sem nenhuma meta clara para vida. Mas apenas com uma lista de desejos e resoluções para o novo ano.

Só que o que as pessoas não sabem é que desejos não se cumprem do nada, e resoluções para o novo ano não vem do nada. É preciso traçar passos claros sobre como concretizar esses desejos. E isso começar por colocar as metas no papel.

Para ilucidar a importância de traçar metas irei recorrer a um estudo que se faz a alguns anos atrás a um grupo de estudantes que acabava de graduar. Fez-se uma pesquisa sobre quantos deles tinham metas claras.

Notou-se que naquele grupo apenas 30% tinha metas claras e escritas, 10% tinha objectivos apenas em suas mentes, 60% tinha sonhos e objectivos gerais, e 27% não tinha nenhuma ideia.

Depois de vinte anos notou-se que dos 3% que tinham as suas metas escritas, a sua fortuna superava a dos 97% que não tinham metas no papel.

Este exemple serve para elucidar claramente sobre a importância de traçar metas para alcançar os nossos objectivos na vida.

Para que metas sejam eficazes elas devem ser SMART, eu já explico o que é isso.

A palavra SMART é uma sigla que vem do Inglês, mas vou adaptá-la para o Português de modo a ajudá-lo. Nesta palavra cada letra tem um significado, como veremos a seguir.

S: eSpecíficas

M: Mensuráveis

A: Atingivel

R: Realísticas

T: Tempo Limitado

Agora irei explicar cada um desses passos de modo a que faça sentido.

eSpecíficas

Toda a meta deve ser específica, o erro que muitos cometem ao traçar metas é o de não ser específicas. Uma meta específica é aquela que é clara e objectiva, e não algo generalizado.

Uma meta generaliza seria algo como neste ano eu irei perder peso, ou este ano irei fazer muito dinheiro, ou outra ainda, neste ano farei muitas amizades. Como pode ver, essas metas não são claras o suficiente.

Ou seja, elas não são específicas, não é por acaso que muita gente acaba não tendo motivação para alcançar as suas metas.

Por outro lado, uma meta específica seria, neste ano irei fazer 50 000.00 Mt, neste ano irei perder 20 kg, neste ano farei 5 amizades. Já percebeu a diferença? Isso é muito importante porque ter muito dinheiro é relativo, quanto seria muito dinheiro?

Do mesmo jeito o que seria perder peso? Quantos quilos é que pretende perder? Isso é mais claro e motivador do que apenas perder peso. Portanto, seja sempre específico ao traçar metas.

Mensuráveis

Toda a meta deve ser mensurável, ou seja, deve ser possível medí-la. Em vez de dizer terei muitos clientes, diga cinco clientes por dia. Em vez de perder muitos quilos, diga irei perder 20 quilos em seis meses.

Já percebeu qual é a diferença entre simplesmente traçar um alvo sem poder medi-lo, e traçar um que é possível de medir? Metas devem ser sempre mensuráveis, pois, só assim é que será capaz de saber se alcançou o seu objectivo ou não.

Atingível

Toda a meta deve ser atingível, não tem nenhum interesse traçar uma meta que sabe que não será possível de alcançar. Este é outro erro que muitos cometem, traçar metas apenas por traçar não o levará a lugar nenhuma.

É importante traçar uma meta que irá motivá-lo em vez de o desencorajar. Quando traçamos uma meta que é impossível de alcançar, isso acaba nos desmotivando. Mas quando traçamos algo que sabemos que é possível, então iremos à luta.

O objectivo das metas é de nos desafiar a fazer algo que esteja dentro das nossas capacidades. Por isso, é sempre importante traçar metas que nos desafiem, a testar as nossas capacidades, mas que não estejam fora do nosso alcance.

Por exemplo perder 20 kilos em uma semana pode não ser algo fácil de atingir, mas se fizermos isso num espaço de um a três meses é possível.

Realísticas

Toda a meta deve ser realística, e aqui é que reside grande parte do problema. Porque por fezes certas pessoas aconcelham a traçar metas muito grandes como forma de motivação, mas sem prestar atenção se isso é realístico para si ou não.

O ser realístico aqui está muito associado àquilo que é possível para si. O objectivo não é traçar uma meta que não nos desafie, e sendo assim, não traga nenhuma motivação. Assim também como não é o de traçar uma meta muito grande de tal modo que nos faça desistir.

Uma meta realística está muito associada à capacidade da pessoa, as suas circunstâncias, as suas capacidades, os seus recursos, e as suas ações. Daí que é sempre importante não comparar a sua meta com a de outras pessoas. Porque as capacidades são diferentes.

Nunca use a outra pessoa como referência para traçar as suas metas, pode sim usá-la como inspiração, mas nunca copie. Porque o que é realístico para outra pessoa poderá não ser realístico para si.

Tempo Limitado

Toda a meta tem um tempo de vida, isto é, toda meta deve estar inserida dentro de um determinado tempo.

Para tal, é necessário inserir dentro das suas metas um prazo para alcança-la. Porque só assim, é que terá a motivação necessária para ir atrás dela e realizá-la.

Uma meta com tempo limitado seria algo como, até o final do mês terei a minha empresa registada. Ou também, irei perder cinco quilos em uma semana. Ou até mesmo, até o mês de Junho terei 50 clientes fiéis.

Sempre que criar uma meta dê um prazo, nunca trace metas sem um tempo definido.

Agora que já sabe como traçar metas é sua vez, já traçou as suas metas? Se não de que está a espera? Agora vá e trace metas para o novo ano.

%d bloggers like this: