18 Barreiras Que Impedem o Seu Avanço na Vida

Todo o Homem tem o desejo e avançar e de realizar os seus sonhos na vida. Mas muitos nunca chegam a realizar os seus. Isso deve-se a um conjunto de barreiras/limitações que impedem a pessoa de progredir até ao ponto de alcançar os seus objectivos.

É importante ter a noção de que durante a jornada da vida irá encontrar vários obstáculos na sua caminhada. Obstáculos esses, alguns deles auto-impostos, e outros que não podemos controlar.

O facto é que eles existem e devemos estar cientes da sua existência de modo a que saibamos como agir quando os enfrentarmos.

Os tipos de limitações que for a enfrentar variam de pessoa para pessoa. O que lhe impede de alcançar os seus objectivos pode ser resultado de um obstáculo, ou de uma série de obstáculos. Mas seja o que for, o importante é que tenhamos noção de qual é o obstáculo que estamos a enfrentar.

Na vida nem sempre tudo acontece como planeamos. Podemos ter um plano muito bem delineado e começarmos a agir em direção ao alvo, mas sempre encontraremos alguma barreira. Querendo ou não, esse um facto da vida para o qual todos nós devemos  estar preparados para enfrentar.

Parar, choramingar, e desistir não ajuda a ninguém. Afinal de contas ninguém disse que a jornada seria fácil. A jornada só é fácil nos nossos sonhos. Aí sim, é o local onde tudo corre muito bem e às mil maravilhas e sem nenhuma barreira real ou até imaginária.

Mas essa é a natureza dos sonhos, na realidade as coisas não acontecem assim. Por isso, é importante estarmos preparados para tal.

Olhe para a jornada da vida como um soldado que vai à guerra, e ninguém vai à guerra sem estar preparado. Mas acima disso, é importante que o soldado conheça bem o inimigo que irá enfrentar de modo a se preparar adequadamente.

Quanto melhor conhecermos o inimigo, melhor preparados para a batalha devemos estar. E se assim não for, corremos o risco de sermos derrotados e nunca alcançarmos o nosso alvo.

Na vida também é assim, é importante conhecer os obstáculos que irá encontrar pela frente de modo a que possa melhor se preparar para o efeito. E é com base nessa premissa que decidi escrever este artigo, trazendo à superfície os possíveis obstáculos que poderá encontrar ao longo da jornada.

#1 Barreiras Mentais

A mente é o seu principal campo de batalha. As principais batalhas vencem-se e perdem-se aqui. Ter a disciplina e a robustez mental necessária é fundamental para a jornada. É preciso ter a atitude e mentalidade certa ao longo da jornada para poder chegar ao alvo final.

Se não tiver uma mente positiva, disciplinada, e robusta, irá perder a batalha mesmo antes de iniciar. Por isso, é importante proteger a sua mente de possíveis pensamentos negativos e contrários ao seu principal objectivo.

#2 Barreiras Físicas

É possível que tenha alguma barreira física como alguma deficiência física ou motora. Essa é uma limitação real que pode o impedir de ir à luta. O importante é saber como é que irá transpor essa barreira se estiver a passar por ela, ou se for a enfrentá-la no futuro.

#3 Barreiras Históricas

Todos nós temos uma história, e a história das nossas vidas tem várias etapas. Até certo ponto ela pode determinar no tipo de pessoas que nos tornamos se assim o permitirmos. Principalmente se for uma história negativa, se permitirmos que ela nos influencie poderá nos incapacitar para sempre.

Por isso, é importante deixarmos a história para trás, extrairmos delas as lições necessárias e avançarmos para o nosso objectivo. Nunca devemos permitir que o nosso passado determine o nosso futuro, o passado já passou, e o futuro ainda está por se realizar. Nós somos os arquitetos do nosso futuro.

#4 Barreiras Geográficas

Por vezes a nossa localização geográfica pode servir de impedimento para alcançarmos os nossos objectivos. Apesar da terra ser redonda, as oportunidades não são as mesmas em todos os cantos do mundo. Em algumas partes do nosso planeta, a vida é relativamente fácil em comparação com os outros.

Em algumas partes do mundo é mais fácil ter acesso a certos recursos e oportunidades do em outras partes. Esse é um facto inegável, e temos que saber lidar com isso. Por vezes, temos que estar preparados para saber fazer uso dos recursos limitados que estão ao nosso dispor.

Em alguns lugares as oportunidades já existem e já estão criadas, em outros você tem que criar essas oportunidades. É preciso ter noção clara da sua localização geográfica e das suas limitações.

#5 Barreiras Espirituais

Crendo ou não, o mundo espiritual é real. Mais real até que o mundo físico, o mundo físico em que vivemos é resultado das actividades do mundo espiritual. Por isso é importante ter conhecimento dele e saber como se engajar com o mundo espiritual para que opere ao seu favor.

Se ignorar a realidade das barreiras espirituais estará fazendo para o detrimento próprio. E isso será por culpa própria, saiba da sua existência e aprenda como se engajar com ele.

#6 Barreiras Financeiras

Finanças muitas vezes são o grande catalizador, quase tudo na vida se não for tudo precisa de dinheiro para a sua materialização. Nenhum sonho se torna realidade sem o dinheiro. E se você não tem, isso será um grande obstáculo na sua caminhada.

Saiba como lidar com a questão financeira de modo a mitigar o seu impacto na sua caminhada.

#7 Barreiras Académicas

Estar academicamente preparado não é necessariamente um pre-requisito para o sucesso, mas ter uma formação académica é melhor do que não ter. E dependendo da sua área de actuação, é possível que a formação académica seja necessária para a realização dos seus sonhos.

Portanto, assegure-se de criar as condições necessárias para obtê-la o mais cedo possível.

#8 Barreiras  Raciais

Em algumas partes do mundo infelizmente o factor racial ainda tem um impacto na realização dos seus objectivos. E essa é realidade do mundo em que vivemos. Temos que aprender a lidar com essa realidade e não permitir que essa barreira nos impeça de alcançar os nossos objectivos.

Não use a cor da sua pele ou outro tipo de preconceito, (seja ele sistémico ou não) o impeça de alcançar os seus objectivos. Vá à luta e ultrapasse essa barreira de uma vez por todas.

#9 Barreiras Auto-Impostas

Algumas barreiras que enfrentamos são impostas por nós, e é importante identificar quais são. Existem barreiras que não existem na realidade, excepto na nossa mente. Será que é capaz de identificar as barreiras que criou na sua mente e que o estão impedindo de avançar?

É importante que se auto-examine de modo a descobrir se isso existe em sua mente ou não. Na realidade muitos de nós passamos por isso, e é importante ter um encontro consigo mesmo e lidar com o assunto de uma vez por todas.

#10 Barreiras Impostas Por Outras Pessoas

A vida está cheia de surpresas, por vezes encontramos barreiras que nos são impostas por pessoas que não gostam de nós, e que não gostariam de nos ver a alcançar algum sucesso. A ideia aqui não é viver com complexo de perseguição, as sim ter noção de que por vezes existem pessoas que querem bloquear o seu avanço.

Se isso acontecer consigo é importante ter a atitude certa e nunca levar o assunto para o lado pessoal. Esteja preparado para enfrentar essa realidade e avance em direção ao alvo.

#11 Barreiras de Gênero

A barreira do gênero o preconceito de sexo é uma das barreiras clássicas, pode ser que seja um homem ou uma mulher. Essa é uma barreira real, muito mais para as mulheres. E se for a enfrentar isso é importante estar preparado para lidar com esse obstáculo e não permite que isso lhe impeça de alcançar o seu objectivo.

Pegue na sua oportunidade com garra e avance sem pedir permissão a ninguém.

#12 Barreiras Culturais

Todos nós fazemos parte de uma determinada cultura, e a nossa cultura define até certo ponto quem nós somos. Algumas culturas são mais fortes do que as outras e podem ter um  impacto na forma como a pessoa encara a vida.

Algumas culturas são mais conservadoras que as outras, umas são mais ousadas, e outras um pouco mais fechadas. O facto é que dependendo da cultura a que pertence isso terá poderá sempre ter um impacto positivo ou negativo na sua vida.

É importante não permitir que a sua cultura o impeça de alcançar os seus objectivos. Não permita que a sua cultura seja um obstáculo para o seu avanço na vida. Quebre a barreira cultural e avance para alcançar os seus planos.

#13 Barreiras Supersticiosas

A superstição é uma das principais barreiras para o avanço e um dos maiores inimigos do desenvolvimento. Se prestar atenção irá notar que onde existe superstição abunda também a pobreza. Isso porque a pobreza e a superstição andam de mãos dadas.

A superstição é inimiga do avanço, por isso se for uma pessoa supersticiosa é importante se livrar dessa barreira o mais rápido possível. Quanto mais rápido conseguir se livrar dela melhor será para si.

#14 Barreiras Religiosas

A religião é uma das maiores forças no desenvolvimento da humanidade. Quer goste dela ou não, ela é uma força sempre presente. E em alguns casos dependendo da religião que a pessoa professa, ela pode ser um detrimento para o seu avanço na vida.

Algumas religiões simplesmente não contribuem para o avanço da humanidade. É importante prestar atenção ao tipo de religião que professa, se ela o ajuda ou não a alcançar os seus objectivos na vida. Porque caso contrário, ela será o seu maior obstáculo para o alcance dos seus objectivos na vida.

#15 Barreiras Baseadas Em Crenças Pessoais

Todos nós somos possuidores de certas crenças, e são elas que definem como nós somos e como encaramos a vida. Essas crenças são responsáveis pela forma como nos comportamos e a qualidade de decisões que tomamos. Por vezes as nossas crenças são os principais responsáveis pelo nosso avanço ou não na vida.

É importante prestar atenção ao tipo de crenças pessoais que governam a sua vida, pois elas determinam o tipo de pessoa que você se torna.

Na sua caminhada para o topo terá que tomar várias decisões e fazer certas escolhas ao longo da jornada. E como deve saber essas decisões e escolhas terão sempre as suas consequências. Por isso é importante que tenha o tipo de crenças que o irão ajudar a alcançar os seus objectivos.

#16 Barreira de Saúde

A saúde é o nosso maior tesouro, por isso devemos cuidar dela com muito afinco. Caso contrário, será difícil alcançarmos os nossos objectivos. Os sonhos que queremos realizar  na vida dependem muito da qualidade da nossa saúde. Se estivermos bem de saúde poderemos alcançar os nossos objectivos, mas se for o contrário, será muito difícil chegar lá.

A jornada é longa e necessita de saúde perfeita para que possa tornar os seus sonhos em realidade. Caso contrário, a sua saúde será o seu principal obstáculo, e não é bom que assim seja. Ninguém gosta de ter uma saúde debilitada, por isso é importante dar a devida atenção e começar a cuidar de si.

Preste atenção à sua alimentação, ao tempo que dedica para descansar, e à importância de exercitar de modo a se manter em forma. Ao fazer isso irá colher os seus frutos a longo prazo.

#17 Barreiras Políticas

Os conflitos políticos também podem contribuir negativamente para que a sua jornada para o sucesso se torne em realidade. Em alguns países as questões políticas são um grande impedimento para o avanço dos seus cidadãos. E essas questões podem variar desde conflitos políticos, até politicas desenhadas de tal maneira que impeçam a liberdade das pessoas.

É muito importante ter em conta que essa um realidade em alguns pontos do mundo, e que também pode ser onde está. Seja qual for a sua situação actual, é sempre bom saber que a questão política é real de modo a melhor se preparar para enfrentá-la.

#18 Barreiras Sociais

Barreiras de ordem social são outro tipo de obstáculos que também podem impedir o seu sucesso. Questões como a pobreza e a escassez são uma realidade, mas isso não deve lhe impedir de sonhar e lutar para o seu sucesso. Todos nós conhecemos histórias de pessoas que conseguiram superar essa barreira e alcançar o sucesso que desejavam.

Se essa for uma barreira que está a enfrentar neste momento é importante saber que ela não é intransponível. Você pode vencê-la. Use-a como motivação para sair da sua condição actual, e lute até vencer.

Conclusão

Como pode perceber, a jornada para o sucesso é uma luta e está repleta de obstáculos. Mas nada disso deverá impedí-lo de avançar e alcançar os seus objectivos. Agora que já sabe quais são os tipos de obstáculos que poderá enfrentar será que está preparado para avançar?

Quais dos obstáculos que mencionei se aplicam à sua vida? Qual deles está enfrentando neste momento? E como pretende ultrapassá-los?

%d bloggers like this: