a close up shot of letter dice on an open notebook

A Inevitabilidade da Mudança

Há poucas coisas na vida que são constantes, pelo menos neste momento só consigo pensar em algumas, e entre elas está aquilo que nós, enquanto humanos, quase tememos mais e tendemos a resistir-lhe com bastante frequência. Estou a falar de mudança, e creio que se há algo que é universalmente aceite é que a mudança é uma constante.

Quando digo que a mudança é uma constante, quero dizer que é inevitável, e tanto você como eu sabemos isso de facto. Independentemente de concordarmos ou não com isso, o facto é que a mudança é uma constante e continuará a sê-lo enquanto existir vida humana.

O que me surpreende é o facto de, apesar de sabermos que a mudança nas nossas vidas acabará por acontecer, termos tendência a resistir-lhe. Como seres humanos, por defeito, tendemos muitas vezes a resistir à mudança quando ela surge ou até a negá-la. Na maioria dos casos, tentamos mesmo resistir-lhe, o que é um exercício de futilidade.

Quase todas as coisas na vida mudam, mudamos de roupa, mudamos de casa, mudamos de profissão, mudamos de carro, mudamos de emprego, mudamos de carreira, mudamos de parceiro, mudamos o tipo de comida que comemos, mudamos… bem, a lista é interminável, pelo menos agora já percebe o que quero dizer.

Há coisas que não podemos controlar

Algumas das coisas que mencionei resultam de escolhas pessoais ou das eventualidades da vida, outras não temos controlo sobre elas e é assim que as coisas são. E este é um facto que nós, enquanto humanos, temos de aceitar e viver com ele.

Por exemplo, é um facto que estamos a envelhecer todos os dias e, por muito que tenhamos tendência para negar, isso não altera este facto. Um dia os seus filhos vão crescer e deixá-lo, isso também é um facto e é assim que as coisas são, eles não serão crianças para sempre.

Também é um facto que um dia todos nós vamos morrer, pode aceitar esta verdade e é disto que se trata a mudança. Todos nós estamos a crescer e a evoluir a cada dia que passa e precisamos de ajustar as nossas vidas à realidade da dinâmica da vida. A vida é dinâmica e cabe-nos a nós aceitar esta verdade.

A atitude correta para mudar

Depois de ter lido tudo o que acabei de partilhar, qual deve ser a nossa atitude em relação à mudança, e devo dizer que esta não é uma das coisas mais fáceis de fazer na vida. No entanto, é algo que todos nós podemos tentar ajustar a nossa mentalidade. Enquanto muitos tentam rejeitar a mudança, outros tendem a resistir-lhe, e alguns preferem rejeitar a mudança. A nossa atitude perante a mudança deveria ser diferente.

Deveria ser diferente no sentido em que temos de lidar primeiro com certos factos relacionados com a mudança:

  • A mudança virá;
  • A mudança é uma realidade;
  • A mudança é uma constante;
  • Todos nós lidamos com a mudança em algum momento das nossas vidas;
  • Há coisas que não podemos controlar;
  • A mudança está a chegar;

Então, com base nos factos acima mencionados, o que devo fazer em relação à mudança? A resposta é que todos nós devemos aceitar a mudança quando ela se torna uma realidade nas nossas vidas. E quando o fizermos, estaremos também preparados para ela. Uma vez preparados para aceitar a mudança, devemos fazer os ajustamentos necessários.

Aqui estão algumas das atitudes que devemos desenvolver em relação à mudança nas nossas vidas:

  • Aceitar a Mudança;
  • Esperar a mudança;
  • Preparar-se para a mudança;
  • Ultrapassar…

Bem, estes foram os meus desabafos de hoje, espero que ajudem e se não ajudarem é na mesma fixe. E esta é a inevitabilidade da mudança para si.

Scroll to Top