burnt match sticks spelled mind

Proteja a Sua Mente

Se tivesse um grande tesouro na sua casa certamente que iria protegê-lo. Sem dúvida que até iria colocar a melhor tecnologia de segurança, criaria um aparato de segurança sem igual com guardas a trabalharem 24 horas por dia sem cessar.

É verdade que também não permitiria que qualquer pessoa entrasse na sua casa sem o seu consentimento e sem a sua permissão. Mas porquê tudo isso? Pelo simples facto de ter um tesouro que não quer que seja invadido e roubado.

O tesouro que tem lá guardado é digno do melhor aparato de segurança possível, por isso, não teria mãos a medir para o proteger. Se isso é verdade, já pensou sobre o tesouro na sua vida que é maior que qualquer outro tesouro na vida?

Isso mesmo, e ele chama-se mente, e quando falo de mente não me refiro ao órgão que se chama cérebro. Pois, esse é um órgão que faz parte do seu corpo físico. Enquanto que a mente faz parte de si da sua alma, e comanda tudo o que acontece na sua vida, incluindo o seu corpo físico.

Tudo o que acontece e que você faz na vida é orquestrado sempre na mente, seja isso de forma consciente ou não. Todos somos o produto da nossa mente. Pois assim como o Homem pensa ele é.

Querendo dizer com isso que todos nós somos o produto da nossa actividade mental. E dependendo da actividade mental que ocorrer em nós, isso terá influência na nossa forma de ser e de agir.

Nós somos o que somos por causa do que acontece na nossa mente.

E se isso é verdade podemos então dizer que a parte mais importante da nossa vida é a nossa mente. Pois é ela que comanda o nosso ser, é ela que determina o que fazemos, os nossos sentimentos, o que falamos, os nossos hábitos e comportamentos, e o que dizemos.

Sendo assim, podemos concluir que se a mente a parte mais importante da nossa vida, então ela deve ser cuidada, guardada, e protegida com o maior cuidado possível. Se negligenciarmos o cuidado da mente, estaremos a negligenciar o que de mais precioso temos.

A própria Bíblia nos diz:


Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.

Provérbios 4:23

É interessante que a Bíblia é tão enfâtica em mencior que sobre tudo o que devemos guardar, ou seja, acima de tudo na vida, a mente deve ser protegida. Certamente que prestou atenção na palavra “coração”. E quando a Bíblia usa essa palavra muitas vezes se refere à nossa mente.

Para elucidar esse pensamento vejamos o que Jesus Cristo falou sobre a mente:


Porque, do coração, procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfémias. 20São estas as coisas que contaminam o homem; mas, comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.

Mateus 15: 19

Como a passagem acima mostra, as questões comportamentais do ser humano são orquestradas na mente humana. E são essas coisas que influenciam e contaminam a integridade humano.

Sendo assim, é pertinente reconhecer que devemos proteger a mente de modo a que ela não seja infectada e acabe contaminando o Homem. E quando o Homem é contaminado pelo mal, a sociedade é que sofre, o meio ambiente é que sofre, a família é que sofre, as nações é que sofrem.

Agora vejamo como é que a mente funciona.

Os Portais da Mente

Para protegermos a mente é importante saber como é que ela funciona, ou seja, quais são os agentes que influenciam a mente. Tudo o que acontece na mente é resultado desses agentes.

Esses agentes são responsáveis pelo que entra na mente e que depois é processado para produzir os resultados que produzimos. Nada que acontece na mente acontece sem que seja por via desses portais.

A ignorância em conhecer esses portais tem custado muito caro a vida de muitas pessoas. Não saber mata. Mas para o ajudar irei partilhar consigo os três portais da mentes, as entradas da mente.

Assim, a partir de hoje saberá como é que a sua mente funciona e colocará um guarda nesses portais. E esse guarda é você.

Os Olhos

Os olhos ou a vista é um dos portais da mente, pois estes órgãos funcionam como máquinas fotográficas. Tudo o que passa pelos olhos é fotografado e arquivado na mente. Nada passa despercebido.

Por vezes podemos não nos lembrar de imediato o que acabamos de ver, mas pode ter a certeza que está lá. Tudo o que a pessoa vê fica arquivado. É por isso que muitas vezes nos lembramos de certos episódios e experiências passadas como se fosse ontem.

Isso porque o arquivo mental reteu toda aquela informação que recebeu a partir da vista. Tudo o que você conscientemente dá a sua atenção visual irá ficar guardado, e isso eventualmente irá programar a sua mente.

É por isso que muitas vezes repetimos certos comportamentos e hábitos que observamos. Quando pequenos aprendemos observando e não apenas ouvindo. É por isso que a criança imita tudo o que vê. E o que ela vê ela repete.

A informação gravada na nossa mente por meio da vista não desaparece, se ela for boa irá produzir coisas boas, mas se for má, tem o potencial de produzir coisas más em nós. Tudo que alimentamos a nossa vista de forma consistente tem o potencial de nos programar.

É por isso que é importante prestarmos atenção nas coisas que vemos, sejam elas por meio de programas televisivos de entretenimento, e o que observamos no dia a dia. Tudo isso está lá para programar as nossas mentes. Os seus olhos são as máquinas fotográficas do corpo humano.

Os Ouvidos

Os ouvidos também tem um papel na programação mental, na medida em que tudo o que entre nos nossos ouvidos é filtrado pela mente. É por isso que muitas vezes nos lembramos de algo que ouvimos a anos atrás.

O ouvido funciona um pouco diferente da dos olhos porque nem sempre guardamos tudo o que ouvimos. A não ser que seja algo que tenha um impacto muito forte em nós. Por exemplo, não nos esquecemos com facilidade das palavras negativas proferidas contra nós, e também das palavras boas.

Mas o poder daquilo que ouvimos está na repetição, se escutamos algo por várias vezes, acamos aceditando nisso. Porque sempre que escutamos algo estamos a programar a mente. Essa informação acaba ficando impressa na mente.

Se ouvirmos uma mentira repetida várias vezes ela acaba se tornando uma verdade para nós. Essa a estratégia usada por políticos, religiosos, e até aqueles que trabalham em propaganda.

Mas o oposto também é verdade, se escutarmos uma verdade por muito tempo acabaremos acreditando nela.

Não importa o que seja, tudo o que nós escutamos de forma repetida está sendo gravado na mente. Até que fique lá e se torne na sua forma de pensar e de ser.

A razão pela qual pensa de forma que pensa é pelo facto de ter ouvido certas verdades ou mentiras, que agora fazem parte do seu sistema de crenças.

É por isso que durante muitos anos se usou a táctica de fazer a pessoa escutar uma mensagem centas e milhares de vezes, de modo a fazer uma lavagem cerebral. Tudo o que ouve de forma repetida fica instalado na mente.

O Que Sai da Boc必利勁 a

Cuidado com o que sai da boca. A boca é uma arma muito poderosa não só para influenciar os outros mas também para programar mente humana. Neste caso refiro-me ao discurso que fazemos sobre nós mesmos.

Tudo quanto dizemos de forma repetida acaba servindo como ferramenta de programação da mente. Se falamos continuamente que somos perdedores, fracassados, pobres, e miseráveis, essa narrativa ficará gravada na mente.

Lembre-se que esse é um discurso que estamos a fazer sobre nós mesmos, e a mente aceita tudo o que recebe. Pois a boca é um portal para a entrada de tudo aquilo que quisermos que entre.

É por isso também que uma das formas de reprogramar a mente é através de afirmações. E isso deve se fazer de forma repetida até que acreditemos nisso. Se acreditamos que somo pobres e miseráveis, pobreza e miséria é o que havemos de produzir.

Ao falarmos da boca é importante também prestar atenção à voz interna, aquela que ninguém escuta mas nós a escutamos. Essa voz interna é a mais poderos de todas, porque nós acreditamos nela.

A voz interna tem uma influência muito poderosa sobre nós, porque ela fala quando estamos em silêncio. E as vezes é mais audível do que a nossa própria vez.

Ela é também muito astuta porque ninguém nos ouve, e por vezes pensamos que porque ninguém nos ouve então não tem nenhum impacto. Mas não se deixe iludir, ela é muito potente.

Proteja a Sua Mente

Agora que já sabe quais são os principais portais da mente, a sua responsabilidade é o de impedir com que eles tenham uma influência negativa sobre ela. Proteja a sua mente colocando um escudo sobre cada um dos portais.

O importante é não permitir que nada que não quer que faça parte da sua vida penetre. É o dia não deixar entrar nenhuma ideia ou princípio estranho dentro da sua mente.

É sua responsabilidade filtrar a qualidade de informação que consome. Deixando apenas entrar aquilo que irá acrescentar valor à sua vida. Apenas permita que entre na sua mente tudo aquilo que se alinha com os seus valores e princípios.

Apenas alimente a sua mente com tudo aquilo que é bom, tudo aquilo que é honesto, tudo aquilo que é de boa fama, tudo aquilo em que há virtude, tudo aquilo que permite alcançar os seus sonhos e objectivos na vida.

Tudo aquilo que contribui para alcançar o seu propósito na vida é o que deve deixar entrar na sua mente. Ao fazer isso, tudo isso irá agir como guarda e como agente de segurança na mente.

Tudo aquilo que é bom e congruente com os seus valores e princípios na vida, que fizer parte da sua mente, é o que irá protegê-la. Isso é o que impedirá as outras ideias e informação de ter acesso à sua mente.

A sua mente é o centro da sua vida, se ela for invadida a sua vida estará vulnerável. A qualidade das suas escolhas e decisões estarão em causa, os seus hábitos e comportamentos serão influenciados negativamente.

Portanto, não deixe que nada estranho entre na sua mente. Proteja a sua mente através daquilo que vê, daquilo que ouve, e daquilo que fala.

Arquitetando o Futuro!

Scroll to Top