Proteja a Sua Mente

Se tivesse um grande tesouro na sua casa certamente que iria protegê-lo. Sem dúvida que até iria colocar a melhor tecnologia de segurança, criaria um aparato de segurança sem igual com guardas a trabalharem 24 horas por dia sem cessar.

É verdade que também não permitiria que qualquer pessoa entrasse na sua casa sem o seu consentimento e sem a sua permissão. Mas porquê tudo isso? Pelo simples facto de ter um tesouro que não quer que seja invadido e roubado.

O tesouro que tem lá guardado é digno do melhor aparato de segurança possível, por isso, não teria mãos a medir para o proteger. Se isso é verdade, já pensou sobre o tesouro na sua vida que é maior que qualquer outro tesouro na vida?

Isso mesmo, e ele chama-se mente, e quando falo de mente não me refiro ao órgão que se chama cérebro. Pois, esse é um órgão que faz parte do seu corpo físico. Enquanto que a mente faz parte de si da sua alma, e comanda tudo o que acontece na sua vida, incluindo o seu corpo físico.

Tudo o que acontece e que você faz na vida é orquestrado sempre na mente, seja isso de forma consciente ou não. Todos somos o produto da nossa mente. Pois assim como o Homem pensa ele é.

Querendo dizer com isso que todos nós somos o produto da nossa actividade mental. E dependendo da actividade mental que ocorrer em nós, isso terá influência na nossa forma de ser e de agir.

Nós somos o que somos por causa do que acontece na nossa mente.

E se isso é verdade podemos então dizer que a parte mais importante da nossa vida é a nossa mente. Pois é ela que comanda o nosso ser, é ela que determina o que fazemos, os nossos sentimentos, o que falamos, os nossos hábitos e comportamentos, e o que dizemos.

Sendo assim, podemos concluir que se a mente a parte mais importante da nossa vida, então ela deve ser cuidada, guardada, e protegida com o maior cuidado possível. Se negligenciarmos o cuidado da mente, estaremos a negligenciar o que de mais precioso temos.

A própria Bíblia nos diz:


Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.

Provérbios 4:23

É interessante que a Bíblia é tão enfâtica em mencior que sobre tudo o que devemos guardar, ou seja, acima de tudo na vida, a mente deve ser protegida. Certamente que prestou atenção na palavra “coração”. E quando a Bíblia usa essa palavra muitas vezes se refere à nossa mente.

Para elucidar esse pensamento vejamos o que Jesus Cristo falou sobre a mente:


Porque, do coração, procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfémias. 20São estas as coisas que contaminam o homem; mas, comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.

Mateus 15: 19

Como a passagem acima mostra, as questões comportamentais do ser humano são orquestradas na mente humana. E são essas coisas que influenciam e contaminam a integridade humano.

Sendo assim, é pertinente reconhecer que devemos proteger a mente de modo a que ela não seja infectada e acabe contaminando o Homem. E quando o Homem é contaminado pelo mal, a sociedade é que sofre, o meio ambiente é que sofre, a família é que sofre, as nações é que sofrem.

Agora vejamo como é que a mente funciona.

Os Portais da Mente

Proteja a Sua Mente

Para protegermos a mente é importante saber como é que ela funciona, ou seja, quais são os agentes que influenciam a mente. Tudo o que acontece na mente é resultado desses agentes.

Esses agentes são responsáveis pelo que entra na mente e que depois é processado para produzir os resultados que produzimos. Nada que acontece na mente acontece sem que seja por via desses portais.

A ignorância em conhecer esses portais tem custado muito caro a vida de muitas pessoas. Não saber mata. Mas para o ajudar irei partilhar consigo os três portais da mentes, as entradas da mente.

Assim, a partir de hoje saberá como é que a sua mente funciona e colocará um guarda nesses portais. E esse guarda é você.

Os Olhos

Proteja a Sua Mente

Os olhos ou a vista é um dos portais da mente, pois estes órgãos funcionam como máquinas fotográficas. Tudo o que passa pelos olhos é fotografado e arquivado na mente. Nada passa despercebido.

Por vezes podemos não nos lembrar de imediato o que acabamos de ver, mas pode ter a certeza que está lá. Tudo o que a pessoa vê fica arquivado. É por isso que muitas vezes nos lembramos de certos episódios e experiências passadas como se fosse ontem.

Isso porque o arquivo mental reteu toda aquela informação que recebeu a partir da vista. Tudo o que você conscientemente dá a sua atenção visual irá ficar guardado, e isso eventualmente irá programar a sua mente.

É por isso que muitas vezes repetimos certos comportamentos e hábitos que observamos. Quando pequenos aprendemos observando e não apenas ouvindo. É por isso que a criança imita tudo o que vê. E o que ela vê ela repete.

A informação gravada na nossa mente por meio da vista não desaparece, se ela for boa irá produzir coisas boas, mas se for má, tem o potencial de produzir coisas más em nós. Tudo que alimentamos a nossa vista de forma consistente tem o potencial de nos programar.

É por isso que é importante prestarmos atenção nas coisas que vemos, sejam elas por meio de programas televisivos de entretenimento, e o que observamos no dia a dia. Tudo isso está lá para programar as nossas mentes. Os seus olhos são as máquinas fotográficas do corpo humano.

Os Ouvidos

Proteja a Sua Mente

Os ouvidos também tem um papel na programação mental, na medida em que tudo o que entre nos nossos ouvidos é filtrado pela mente. É por isso que muitas vezes nos lembramos de algo que ouvimos a anos atrás.

O ouvido funciona um pouco diferente da dos olhos porque nem sempre guardamos tudo o que ouvimos. A não ser que seja algo que tenha um impacto muito forte em nós. Por exemplo, não nos esquecemos com facilidade das palavras negativas proferidas contra nós, e também das palavras boas.

Mas o poder daquilo que ouvimos está na repetição, se escutamos algo por várias vezes, acamos aceditando nisso. Porque sempre que escutamos algo estamos a programar a mente. Essa informação acaba ficando impressa na mente.

Se ouvirmos uma mentira repetida várias vezes ela acaba se tornando uma verdade para nós. Essa a estratégia usada por políticos, religiosos, e até aqueles que trabalham em propaganda.

Mas o oposto também é verdade, se escutarmos uma verdade por muito tempo acabaremos acreditando nela.

Não importa o que seja, tudo o que nós escutamos de forma repetida está sendo gravado na mente. Até que fique lá e se torne na sua forma de pensar e de ser.

A razão pela qual pensa de forma que pensa é pelo facto de ter ouvido certas verdades ou mentiras, que agora fazem parte do seu sistema de crenças.

É por isso que durante muitos anos se usou a táctica de fazer a pessoa escutar uma mensagem centas e milhares de vezes, de modo a fazer uma lavagem cerebral. Tudo o que ouve de forma repetida fica instalado na mente.

O Que Sai da Boca

Cuidado com o que sai da boca. A boca é uma arma muito poderosa não só para influenciar os outros mas também para programar mente humana. Neste caso refiro-me ao discurso que fazemos sobre nós mesmos.

Tudo quanto dizemos de forma repetida acaba servindo como ferramenta de programação da mente. Se falamos continuamente que somos perdedores, fracassados, pobres, e miseráveis, essa narrativa ficará gravada na mente.

Lembre-se que esse é um discurso que estamos a fazer sobre nós mesmos, e a mente aceita tudo o que recebe. Pois a boca é um portal para a entrada de tudo aquilo que quisermos que entre.

É por isso também que uma das formas de reprogramar a mente é através de afirmações. E isso deve se fazer de forma repetida até que acreditemos nisso. Se acreditamos que somo pobres e miseráveis, pobreza e miséria é o que havemos de produzir.

Ao falarmos da boca é importante também prestar atenção à voz interna, aquela que ninguém escuta mas nós a escutamos. Essa voz interna é a mais poderos de todas, porque nós acreditamos nela.

A voz interna tem uma influência muito poderosa sobre nós, porque ela fala quando estamos em silêncio. E as vezes é mais audível do que a nossa própria vez.

Ela é também muito astuta porque ninguém nos ouve, e por vezes pensamos que porque ninguém nos ouve então não tem nenhum impacto. Mas não se deixe iludir, ela é muito potente.

Proteja a Sua Mente

Agora que já sabe quais são os principais portais da mente, a sua responsabilidade é o de impedir com que eles tenham uma influência negativa sobre ela. Proteja a sua mente colocando um escudo sobre cada um dos portais.

O importante é não permitir que nada que não quer que faça parte da sua vida penetre. É o dia não deixar entrar nenhuma ideia ou princípio estranho dentro da sua mente.

É sua responsabilidade filtrar a qualidade de informação que consome. Deixando apenas entrar aquilo que irá acrescentar valor à sua vida. Apenas permita que entre na sua mente tudo aquilo que se alinha com os seus valores e princípios.

Apenas alimente a sua mente com tudo aquilo que é bom, tudo aquilo que é honesto, tudo aquilo que é de boa fama, tudo aquilo em que há virtude, tudo aquilo que permite alcançar os seus sonhos e objectivos na vida.

Tudo aquilo que contribui para alcançar o seu propósito na vida é o que deve deixar entrar na sua mente. Ao fazer isso, tudo isso irá agir como guarda e como agente de segurança na mente.

Tudo aquilo que é bom e congruente com os seus valores e princípios na vida, que fizer parte da sua mente, é o que irá protegê-la. Isso é o que impedirá as outras ideias e informação de ter acesso à sua mente.

A sua mente é o centro da sua vida, se ela for invadida a sua vida estará vulnerável. A qualidade das suas escolhas e decisões estarão em causa, os seus hábitos e comportamentos serão influenciados negativamente.

Portanto, não deixe que nada estranho entre na sua mente. Proteja a sua mente através daquilo que vê, daquilo que ouve, e daquilo que fala.

Arquitetando o Futuro!

%d bloggers like this: